Está aqui

Violência Doméstica

A violência doméstica é crime e traduz uma variedade de comportamentos de controlo e dominação que podem concretizar-se em violência física, violência psicológica ou emocional, abuso financeiro, perseguição e violência sexual.
 
A violência doméstica não conhece barreiras geográficas, estratos sociais, faixas etárias, religiões ou etnias.
 
A violência doméstica abarca toda a violência cometida quer no âmbito de relações de afetividade quer no âmbito de situações de dependência. 
 
No primeiro caso, podem ser vítimas o cônjuge ou ex-cônjuge; a pessoa de outro ou do mesmo sexo com quem o(a) agressor(a) mantenha ou tenha mantido uma relação de namoro ou uma relação análoga à dos cônjuges, ainda que sem coabitação; o(a) progenitor(a) de descendente comum em 1.º grau. 
 
No segundo caso, podem ser vítimas quaisquer pessoas que coabitem com o (a)agressor(a), que se encontrem particularmente indefesas, nomeadamente em razão da idade, deficiência, doença, gravidez ou dependência económica, estando nesta situação, por exemplo, crianças, pessoas com deficiência, idosos, que sejam ou não familiares do(a) agressor(a) desde que residam com ele.
 
Em Abril de 2003, surge o Fórum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica (FMCVD) com o objetivo de prevenir  e combater a violência doméstica no concelho de Cascais, através da articulação institucional e de uma intervenção em rede.
 
A violência doméstica não é um fenómeno novo, mas é uma ...
Dada a dimensão do fenómeno da violência doméstica nas ...
O Município de Cascais, através do Fórum Municipal contra a ...

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais