Água - Abastecimento, qualidade, ribeiras e praias

Já nos tempos antigos a água era considerada um dos elementos fundamentais do universo, da mesma maneira que o ar, a terra e o fogo. Esta ideia mantém-se, sendo este elemento, atualmente, um bem precioso que deve ser preservado. Para este efeito podemos adotar alguns comportamentos simples no nosso dia-a-dia, como fechar as torneiras quando não estão a ser usadas, optar por autoclismos de menor capacidade ou não regar os jardins a meio do dia.

Abastecimento
Calcula-se que haja 1360 milhões de quilómetros cúbicos de água no planeta Terra. Este é um elemento básico para a vida, encontrando-se em quantidades limitadas. Assim temos cerca de 97,8% de água em estado líquido, 2,2% em estado sólido e cerca de 0,035 em estado gasoso.

Dos 97,8% existentes em estado líquido, 98% é água salgada e os restantes 2% água doce; deste valor, 99% está no solo e subsolo e 1% (135000 km3) encontra-se em lagos, lagoas e rios.

No concelho de Cascais, a distribuição de água é assegurada pela empresa Águas de Cascais.

Qualidade das águas balneares
A monitorização oficial da qualidade das águas balneares das praias de Cascais cabe à Administração da Região Hidrográfica do Tejo I.P. (ARH do Tejo), de acordo com o Decreto-Lei nº 135/2009, de 3 de Junho. Já a monitorização da qualidade das areias das praias do concelho é assegurada pela autarquia através da Empresa Municipal de Ambiente de Cascais.

Para saber a qualidade das águas e das areias das Praias de Cascais, consulte a informação disponível sobre cada praia no Portal do Mar de Cascais

Ribeiras
O leito e as margens das linhas de água são locais muito importantes para a qualidade do sistema natural. Quando não degradadas ou poluídas, as linhas de água oferecem espaços de vida importantes para uma grande diversidade de animais e plantas.

No concelho de Cascais existem inúmeras ribeiras, apresentando-se aqui as principais:

Ribeira dos Mochos

Ribeira das Vinhas

Ribeira de Bicesse

Ribeira de Caparide-Manique

Ribeira da Castelhana

Ribeira da Cadaveira

Ribeira das Marianas

Ribeira de Sassoeiros

Há vales e linhas de água ainda bastante naturalizados e relativamente protegidos de agressões, enquanto que outros se encontram num estado deplorável de abandono e de utilização abusiva. Existem também linhas de água em que há uma mistura destas duas situações.

Aspetos sobre a flora
A vegetação ripícola que ocupa as margens das linhas de água de Cascais é em regra constituída por ulmeiros e freixos (vestígios da vegetação arbórea natural), silvados, vincas e outra vegetação (Oenanthe crocata, Apium nodiflorum, Nasturtium officinale), sendo elementos fixadores e regularizadores dos cursos de água.

Aspetos sobre a fauna
No que diz respeito à fauna, as margens das ribeiras correspondem aos locais onde se podem refugiar alguma da fauna existente nas áreas adjacentes ao Parque Natural de Sintra-Cascais. Na zona ripícola, nos pequenos cursos de água, ainda se encontram anfíbios, répteis e mamíferos de grande interesse para o equilíbrio ecológico.

Sabia que...