Cascais em festa para celebrar 650 anos | Conheça o programa da Semana do Município

Datas extraordinárias devem ser acompanhadas de iniciativas extraordinárias. Quando Cascais se encontra a comemorar os 650 anos de elevação a Vila, a Câmara Municipal proporcionou um dia irrepetível: 7 de Junho, dia do Munícipio, com um mega concerto de entrada livre na Baía e a reabertura da Fortaleza de Nossa Senhora da Luz. Até dia 15 de junho há ainda muito para viver em Cascais: Festival Muraliza, Teatro de Rua, dança, música ...inúmeras actividades que vão por cascalenses (e não só) a (re)descobrir Cascais. VEJA AQUI O PROGRAMA!

Spot de apresentação

Ensaios: Reportagem | Dia 1 | Dia 2 | Dia 3

CORTES DE TRÂNSITO

Dia 7 de junho, logo de manhã, abertura da Fortaleza da Nossa Senhora da Luz. Pela primeira vez o público pode visitar este imóvel de interesse público, unanimemente considerado um dos mais relevantes patrimónios edificados em Cascais.

Até dia 10 de junho venha assistir ao trabalho "ao vivo" de seis artistas plásticos que irão transformar o Centro Histórico da Vila de Cascais. Através do Festival Muraliza , o desafio passou a ser descobrir a pintura de murais de grande e média dimensão onde a temática trabalhada é CASCAIS.

Mas o grande momento, o ponto alto, foi o mega concerto às 22h00 na Baía de Cascais. Com 170 convidados de gala a cantar os parabéns a Cascais. Atuaram no palco mais próximo do Atlântico grandes vozes de Cascais. Pela primeira vez e num concerto inédito e irrepetível, Ana Moura, Fernando Cunha, Heber Marques, João Gil, Miguel Ângelo, Mikkel Solnado, Olavo Bilac, Paulo de Carvalho, Pedro Vaz, Tiago Bettencourt e Tozé Brito. E ainda a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e vários grupos corais. No final, milhares de vozes cantaram os parabéns a Cascais.

COMEMORAÇÕES ANIVERSÁRIO DA VILA DE CASCAIS | ATÉ 15 JUNHO

FORTALEZA NOSSA SENHORA DA LUZ
Abertas todos os dias, excepto segunda, das 10h00 às 18h00

Cidadela de Cascais

Pela primeira vez o público pode visitar este imóvel de interesse público e unanimemente considerado um dos mais relevantes patrimónios edificados em Cascais. A Fortaleza está aberta à população pelo período de um ano. Congénere das Torres de Belém e da Caparica, a Torre de Santo António, na génese de todo o conjunto fortificado da Cidadela, foi mandada construir por D. João II em 1488.

FESTIVAL MURALIZA

Centro da Vila de Cascais

Pintura de murais de grande e média dimensão onde a temática trabalhada é CASCAIS.

Durante os 7 dias do festival, será possível acompanhar, a par e passo, o trabalho de MÁRIO BELÉM, NOMEN, ARRAIANO, EXAS, YOUTH ONE e ADD FUEL, um total de 6 intervenções, que concentradas no centro da Vila, irão originar um CIRCUITO DE ARTE MURAL.

9 JUN

11h00  FESTIVAL MURALIZA

18h00 ANIMAÇÃO CULTURAL COM GRUPOS DO CONCELHO

Praça 5 de Outubro
Interartes é uma escola de música, situada em S. João do Estoril. Fundada em 2005 com o objetivo de ensinar música, nas suas várias vertentes, do clássico ao jazz passando pelas novas tecnologias de produção musical a escola apresenta-se nas festas do município com um ensemble constituído por alunos.

21h00 ESCOLA DE DANÇA ANA MANGERICÃO

21h30 FADO COM VISTA PARA A BAÍA

Noite de Fado com a NOVA geração a preservar as origens

10 JUN

10h00 DIA DE PORTUGAL

11h00  FESTIVAL MURALIZA

18h00 DESPIQUE DE COROS

CORO DE CÂMARA DE CASCAIS E O GRUPO CORAL ESTRELAS DO GUADIANA

Praça 5 de Outubro
Uma conjugação única entre os graves do cancioneiro tradicional alentejano e os tons mais agudos dirigidos pela batuta da maestrina Maria Repas.

21h30 ROCK RENDEZ VOUS PORTUGAL NIGHT

Noite de música Portuguesa

11 JUN

18h00  ENSEMBLE DE SOPROS JAM SESSION

21h30  GIANT STEPS - JAZZ NIGHT

Quarteto de jazz interpreta standards com uma abordagem moderna
Jam Session é um clube sem fins lucrativos, instalado em Cascais, por iniciativa da cantora e programadora Maria Viana que tem como objetivo promover e divulgar o jazz

12JUN

18h00 ARRAIAL DE SANTO ANTÓNIO

Mercado da Vila

13JUN

17h00 MARCHAS POPULARES

Baía da Cascais

18h00 ARRAIAL DE SANTO ANTÓNIO

Mercado da Vila

21h00 ERP (COM BILHETEIRA)

Hipódromo Manuel Possolo

Kim Wilde, Rick Astley, Bananarama, Billy Ocean, Lena d'Água e tributo a Barry White constituem o cartaz da 3ª Edição, abrindo a época dos Festivais de Verão.

14JUN

18h00 PANO CRU

Praça 5 de Outubro
Pano Cru é um coro feminino que canta à cappella e que, desde a data da sua fundação, se tem apresentado em várias salas de Cascais e Lisboa com concertos.

21h00  ERP (COM BILHETEIRA)

Hipódromo Manuel Possolo

15JUN

18h00 BUNGA RITMO

Praça 5 de Outubro
Bunga Ritmo é um grupo de percussionistas da Escola Básica da Abóboda, dinamizado no âmbito da Componente de Apoio à Família da Santa Casa da Misericórdia. Com o apoio da professora Joana Gil Nave, trabalham o ritmo, a disciplina e constroem os próprios instrumentos.

21h30 OCCO  ORQUESTRA DE CÂMARA DE CASCAIS E OEIRAS

Praça 5 de Outubro

Veja aqui fotos do ensaio.