Agenda Cultural nº 60 - Janeiro e Fevereiro de 2013

A primeira Agenda Cultural de Cascais de 2013 apresenta uma capa alusiva à recém-inaugurada loja do Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães e uma programação variada para este início de ano.

Transferida para um novo espaço, alvo de uma intervenção de adaptação, a loja do Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães é agora bastante mais ampla e agradável, dispondo de uma gama de publicações e produtos de merchandising diversificada e atrativa, a merecerem a sua visita.

Neste início de ano assinala-se também o 12º aniversário da Biblioteca Municipal de Cascais – Casa da Horta da Quinta de Santa Clara que, em 2001, foi a primeira do concelho a integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Reaberto ao público em setembro de 2012, após obras de conservação, este espaço cultural rapidamente reconquistou os seus leitores habituais, não apenas nos serviços elementares como a consulta e empréstimo domiciliário, mas também nas atividades que promove para grupos escolares e público em geral. Se ainda não (re)visitou a Biblioteca de Cascais poderá aproveitar os dias 25 e 26 de janeiro para o fazer e participar nas atividades de manutenção da horta pedagógica ou assistir à conferência da escritora Isabel Stilwell sobre “Histórias de Rainhas Portuguesas”.

No último dia de janeiro será igualmente tempo de dar os parabéns pelo seu centenário a uma das associações mais tradicionais do concelho: o Grupo Musical e Desportivo 31 de Janeiro de Manique de Baixo. Nascida nos primeiros anos da República, esta coletividade foi constituída precisamente com o intuito de divulgar os ideais republicanos junto da população. Ao longo destes 100 anos tem desenvolvido um importante trabalho em articulação com a comunidade local, principalmente no âmbito da atividade desportiva.

Consulte a sua agenda cultural e participe nas iniciativas que programámos para si.

>> Agenda Cultural de Cascais nº 60 - Janeiro e Fevereiro de 2013