Casa das Histórias Paula Rego celebra 4.º aniversário | 21 e 22 de setembro | Fim de semana pleno de atividades

Para assinalar o seu quarto aniversário, a Casa das Histórias Paula Rego – que neste período já recebeu perto de meio milhão de visitantes - preparou para o próximo fim de semana, dias 21 e 22 de setembro, das 10h00 às 19h30, um programa para todas as idades que inclui workshops, ateliês, projeções de filmes e visitas encenadas.

Desafiando o imaginário de cada um vão surgir ao longo do fim de semana muitas histórias, personagens e quadros, propostas aliciantes para viver a festa em grande.

Ao longo de todo o dia, sábado e domingo, as famílias são convidadas a participar num vasto conjunto de iniciativas gratuitas e sempre orientadas para um melhor conhecimento sobre este equipamento cultural da Câmara Municipal de Cascais e sobre a obra de Paula Rego, um dos nomes mais reconhecidos da pintura contemporânea a nível mundial.

Domingo às 17h30, nos jardins, sopram-se das velas ao som do Baile de Danças Portuguesas e do Mundo.

Programa 4.º aniversário Casa das Histórias Paula Rego – 21 e 22 de setembro 2013

Em Família | Visita História + Ateliê | Nesta rubrica, pretende-se disponibilizar os meios necessários para a realização de bons momentos em família. A proposta é para uma viagem em festa para dar a conhecer várias personagens do mar e da terra, todas elas presentes nos quadros de Paula Rego em exposição. Quem serão elas? Venha conhecê-las melhor, apanhando a sua imagem e som num desenho criativo!
Maiores 4 anos | Sábado e domingo às 11h | Duração: 90min |  N.º de participantes: mín.6 – máx.24  (grupos formados por ordem de chegada)

O Ateliê no Jardim | Emboscadas de Memórias | Todas as árvores guardam memórias que se contam nos seus anéis. Vamos conhecer as espécies aqui existentes e as suas histórias. Aproveitando os materiais que generosamente nos dão, será criado um objeto que aninha no seu interior um desejo para o futuro.
Atividade para todas as idades | Sábado 11h30 e 15h30 | Domingo 11h30 | Duração: 90min.

Olhares Sobre… | No Auditório vamos projetar | Exibição de um documentário sobre a artista Paula Rego, que aborda a época de trabalho atualmente em exposição
Atividade para todas as idades | Sábado 15h30 | Duração: 60min.

Uma Obra de Cada Vez | Batalha de Alcácer Quibir | À entrada da Casa o público é recebido por uma obra de arte têxtil realizada por Paula Rego na década de 1960. A tapeçaria surge num contexto particularmente rico de explosão dos usos do têxtil na arte contemporânea.
Maiores 12 anos | Sábado 16h30 | Duração: 30 min.

Concurso Contador-Mor | Inauguração da peça vencedora “Sapo Humano” | O Ateliê lançou um desafio destinado a todos os criativos (com mais de 12 anos) para a criação de uma figura de convite para a receção. Nesta data especial, será apresentada esta nova personagem, Sapo Humano da autoria de Tiago Vaz. Uma figura que estará presente na Casa das Histórias Paula Rego ao próximo aniversário.
Atividade para todas as idades | Sábado 17h30 | Duração: 30min.

Em Cena | Atividade que visa estabelecer um diálogo entre a obra da Paula Rego, o teatro, dança e a performance!
• Visita Sob Estrelas | Para prolongar o final do dia, propõe-se recolher alguns vestígios de constelações caídas do céu e redescobrir algumas das histórias evocadas pelos personagens que habitam a obra de Paula Rego.
Maiores 8 anos | Sábado 19h00 | Duração: 60min. | N.º de participantes min. 6 – máx.20 (grupos formados por ordem de chegada)
• Em estreia: A Almofada da Paula | Ação de performance da autoria de Sylvian Peker e Telma Pereira – Alouette Projects, que combina dança e teatro, tentando apresentar a interação entre a extravagância e o humor encontrados no trabalho de Paula Rego.
Atividade para todas as idades | Domingo 16h30 | Duração: 90min.

Conta-me Histórias | The Opera Show | O contador de histórias Miguel Fragata, através do universo da exposição “As Óperas” vai aproximar-nos uma vez mais das obras de Paula Rego. E para convencionar esta Ópera espetacular, manda ele que se misture: 200g de librettos livrescos; 1/2 copo de enredos enredados; 1kg de figuras, figurões e figurinos; Paixões, traições e mortes q.b. Amasse tudo num alguidar e espete-lhe a faca!
Atividade para todas as idades | Domingo 15h00 | Duração: 45min.

HIP HIP HURRA | Parabéns | Ao sabor do entardecer e ao som do Baile de Danças Portuguesas e do Mundo vão soprar-se as velas do bolo e cantar os Parabéns à nossa Casa! Adamastor remix é um projeto musical entre a Índia e Portugal, passando por África, onde se combina a força da vida e a inevitabilidade da morte. Por: Paulo Pereira – Sopros; Winga – Percussões; Vasco Ribeiro Casais – Eletrónica; Marta Coutinho - Monitora de Danças.
Atividade para todas as idades | Domingo 17h30