Cascais acolhe VII Congresso Europeu de Famílias Numerosas e evento Family Land | De 19 a 21 de setembro

Galardoado nos últimos três anos com o prémio “Autarquia + familiarmente responsável”, Cascais foi o concelho escolhido para acolher, de 19 a 21 de setembro, o VII Congresso Europeu de Famílias Numerosas, que conta com o alto patrocínio do Presidente da República e a presença do Primeiro-Ministro, e a primeira edição do Family Land, dois eventos onde as famílias são protagonistas.

O VII Congresso Europeu de Famílias Numerosas, que decorre dias 19 e 20 de setembro na Casa das Histórias Paula Rego (ver programa), conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e a presença de Clara Gaymard, CEO da GE France, mãe de nove filhos, e irá debruçar-se sobre o tema “Investir na Família, Construir o Futuro”.

O Hipódromo Manuel Possolo será palco do Family Land: dois dias de atividades dirigidas ao público para proporcionar “um tempo recreativo inesquecível, dos 0 aos 90”, e onde são esperadas mais de 10 mil pessoas.

Enquanto o congresso que tem uma vertente técnica e pretende promover o debate em torno de questões como “Políticas que funcionam na Europa”, “Natalidade como motor do crescimento económico” e “Crianças, um investimento com retorno”, no Family Land realizam-se concertos, competições desportivas, workshops, jogos e desafios para famílias inteiras e ainda com uma ampla zona de restauração e divertimentos a pensar nos mais novos. Destaque para o concerto dos DAMA agendado para sábado à noite.

Cascais foi a escolha da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas porque se destaca, a nível nacional, pelas boas práticas e medidas concretas no apoio às famílias, verdadeiros estímulos à natalidade e à conciliação da vida profissional com a familiar, como, por exemplo, a existência de uma tarifa especial de água, ou condições especiais no acesso de ocupação de tempos livres para famílias numerosas ou carenciadas, ou ainda apoio no acesso a vagas em creche (privadas ou em IPPS), e a existência de bolsas sociais específicas.

Para Ana Cid Gonçalves, da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), “este é a primeira edição do que se espera venha a ser “um clássico” das festas da família em Portugal, que junte várias gerações, de vários pontos geográficos do País e de muitas culturas, todas a celebrar a família!”

Pensado para “os tempos de crise”, refere Ana Cid Gonçalves, o Family terá bilhetes a 10€ para uma família inteira, para os dois dias, independentemente do número de filhos e propõe atividades gratuitas para todas as idades e atividades em que podem participar todos juntos. Os sócios da APFN têm desconto nas entradas.

20 anos a celebrar a família a nível internacional

Com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e a presença confirmada do Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho, o VII Congresso Europeu de Famílias Numerosas será subordinado ao tema “Investir na Família, Construir o Futuro”. Agendado para 19 e 20 de setembro na Casa das Histórias Paula Rego, o congresso celebra o XX aniversário do Ano Internacional da Família e traz a terreiro temas fundamentais e discutidos por destacadas personalidades do universo empresarial e académico europeu, como Clara Gaymard, CEO da GE (General Electric, França), Martin Werding, Diretor da Faculdade de Ciências Sociais de Ruhr, Alemanha, e Livia Oláh, Professora Associada da Universidade de Estocolmo e coordenadora do projeto “Families and Societies”.

Numa altura em que se debatem as questões relativas à natalidade e às penalizações sofridas pelas famílias portuguesas em contexto fiscal e laboral, serão abordados temas como “Políticas que funcionam na Europa”, “Natalidade como motor do crescimento económico” e “Crianças, um investimento com retorno”.

Será igualmente apresentado o estudo realizado pela APFN “Tendências demográficas em Portugal e na Europa”.

Ganhe entradas para o evento Family Land com o passatempo promovido pela Câmara Municipal de Cascais e a Associação Portuguesa de Familias Numerosas. PASSATEMPO CONCLUIDO

Horário Family Land: dia 20, das 10h00 às 23h00, e dia 21, das 10h00 às 18h00.

Mais informações Family Land: http://www.familyland.pt/