Cascais Combate Abandono de Resíduos na Via Pública | Campanha a partir de 1 setembro

O despejo indiscriminado na rua foi o destino de mais de 85 por cento das 2.376 toneladas de objetos fora de uso recolhidas em 2013 pela Câmara Municipal de Cascais, realidade que a autarquia quer inverter com a campanha junto da população a ser lançada já a partir do próximo dia 1 de Setembro.

De um total de 2.376  toneladas de objetos fora de uso recolhidas ao longo do ano passado,  2.020 foram retiradas das ruas onde foram abandonadas, ou seja 85%. Sendo que os objetos fora de uso representam 1,7% dos resíduos anualmente recolhidos no concelho de Cascais.

Colchões, eletrodomésticos (frigoríficos, maquinas de lavar, televisões, etc.) e mobílias velhas são os resíduos vulgarmente abandonados no espaço público, constituindo esta ação uma contraordenação grave, segundo o Regulamento Municipal para a Gestão da Higiene Urbana, punível por lei.

A campanha abrangerá todo o concelho e sensibilizar os munícipes para o agendamento prévio da recolha destes objetos, evitando que fiquem abandonados na via pública. O agendamento é gratuito assim como a recolha (até 48 horas após agendamento) e pode realizar-se através do email: linhaverde@cascaisambiente.pt, através do site www.cascaisambiente.pt ou pela Linha Verde 800 203 186 (dias úteis, das 9h às 17h).

As vantagens do agendamento, além da maior limpeza e higiene urbana, traduzem-se na poupança de combustível e de recursos, tornando assim mais eficazes os circuitos de recolha, que podem ser programados de acordo com os agendamentos.

Como forma de promover ainda mais a eficiência e eficácia dos serviços, a Câmara Municipal de Cascais utiliza um sistema único no país, que tem como base tecnologia SIG (sistema de informação geográfica) para georreferenciar os objetos fora de uso que estão abandonados na via pública. Esta tecnologia ajuda a rentabilizar e monitorizar os serviços operacionais.

Com base nesta informação, é possível reorganizar e otimizar os circuitos de recolha, sendo que nos permite ainda prestar informações aos munícipes sobre o estado dos seus pedidos.