Centenário do nascimento de Armando Martins Janeira | 27 de setembro | Centro Cultural de Cascais

Em setembro passam cem anos sobre o nascimento do Embaixador Armando Martins, que adotou o nome literário de Armando Martins Janeira. Reconhecendo a importância da sua obra, Cascais comemora de 27 de setembro a 12 de outubro o centenário do seu nascimento. A abertura das comemorações decorreu dia 27 de setembro, no Centro Cultural de Cascais, a partir das 15h30, com um espetáculo de teatro e dança, inauguração de exposição e debate. A entrada é livre.

As comemorações visam homenagear o Embaixador Armando Martins, professor, ensaísta, dramaturgo, poeta, diplomata, japonólogo que adotou o concelho não só como residência, mas como local de inspiração. Homem multifacetado, cidadão do mundo e do universo que sonhou unir civilizações que sempre conheceu divididas, negando fronteiras sociais e culturais. Para Armando Martins Janeira o homem era um só, independentemente da sua raça, língua, religião ou cultura. Desde Três Poetas Europeus, a primeira obra que publica em 1947, até 1985, data da publicação do seu último livro, Japão, a Construção de Um País Moderno, Janeira, a par da sua carreira diplomática, demonstra uma capacidade criativa e crítica extraordinária.

Dia 27 de setembro traçou-se, através do teatro e da dança, o caminho a que Armando Martins foi buscar a sua dimensão humana. Num monólogo marcado de música e dança, Pedro Giestas e a bailarina Maria Reis Lima evocam lugares, pessoas e momentos que deram sentido à grande viagem de Janeira pelo mundo e dele fizeram um homem universal.

Foi inaugurada a exposição “Ao encontro da poesia na beleza da arte”, essencialmente cerâmicas colecionadas pelo casal ao longo dos anos que simbolizam o gosto e o sentido estético de Janeira. Nesta ocasião fica patente ao público o busto em bronze de Armando Martins Janeira, da autoria do escultor Martins Correia, doado a Cascais pela sua filha e herdeira, Elsa Martins Correia.

Às 17h00 foi apresentado o inventário online do espólio documental de Armando Martins depositado o Arquivo Histórico Municipal de Cascais e a fotobiografia “Por Que Estrada Caminhamos”, com seleção de fotografias de Ingrid Bloser Martins, viúva de Janeira, e de Paula Mateus, que também é a responsável pela organização e pelos textos.

As comemorações do dia 27 de setembro terminaram com uma reflexão em jeito de debate: Um olhar sobre Armando Martins Janeira, que reuniu amigos e colegas do professor e embaixador e estudiosos da sua obra, que recordando episódios do passado nos farão perceber a influência da ação de Armando Martins, com ou sem Janeira, no presente e no futuro.

Programa das Comemorações do Centenário de Armando Martins Janeira:

15h30 | Espetáculo de teatro e dança, com Pedro Giestas e Maria Reis Lima

16h30 | Inauguração da exposição Ao encontro da poesia na beleza da arte

Apresentação pública do busto de Armando Martins Janeira, da autoria do escultor Martins Correia

17h00 | Apresentação do inventário do arquivo de Armando Martins Janeira online

Apresentação de “Por Que Estrada Caminhamos” Armando Martins Janeira.  Fotobiografia

Debate Um olhar sobre Armando Martins Janeira

Participantes:

Dra. Ana Fernandes Pinto

Prof. Doutor António Dias Farinha

Prof. Doutor António Graça de Abreu

Dra. Fátima Fonseca Simões