22 de novembro | Revelados os 10 projetos vencedores

São 10 os projetos vencedores do OP 2014. O mais votado foi o OP06, que propunha a requalificação dos espaços exteriores junto aos Escoteiros e Guias de Carcavelos que conquistou 5877 votos. Totalizando 41.005 votos, o que corresponde a 20% da população de Cascais, esta 4ª edição do Orçamento Participativo teve a votação mais elevada de sempre e do país!

Nunca um Orçamento Participativo teve uma votação tão elevada: o mais votado de sempre em Portugal, o valor percentual mais elevado alguma vez registado na UE!

O auditório da Casa das Histórias Paula Rego foi pequeno para acolher proponentes, familiares e amigos que quiseram estar presentes para a grande revelação dos projetos vencedores do OP Cascais 2014.

Com apresentação do comediante Eduardo Madeira, que brincando com o público se revelou um verdadeiro entusiasta desta forma de cidadania participativa, a sessão deu a conhecer um total de 10 projetos cujo valor de investimenbto global totaliza 1.500.000 euros e que serão implementados nos próximos dois anos.

Com 41.005  votos validados entre 12 de outubro e 16 de novembro, o recorde de participação dos cidadãos -  quer na apresentação de propostas, quer no processo de votação - faz do OP Cascais uma referência a nível nacional e europeia. Recorde-se que nesta 4ª edição foram sujeitos a votação 31 projetos.

"Este nível de participação pública coloca uma responsabilidade enorme sobre os políticos", salientou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. "O OP Cascais já era o melhor de Portugal em termos subjetivos, mas com esta votação passámos a ser claramente o mais mobilizador!"

Refira-se que apenas a votação do OP de Paris ultrapassa Cascais, mas em número de votantes, tendo registado 174 mil votos. Paris é o maior OP a nível europeu, com uma afetação orçamental de 70 milhões de euros e uma população de 2,2 milhões de habitantes (Cascais tem 206 mil). Ou seja, em valores percentuais, em Paris apenas 8% da população votou, em Cascais atingiu-se o recorde de 20%.

Os países europeus com maior dinamismo nos OP são Portugal, Espanha, Itália e Alemanha (neste último caso, os processos são meramente consultivos).
No caso italiano, a cidade de Canegrate é a que apresenta valores percentuais mais elevados: ao segundo ano, OP alcançou 1.337 votos (12.500 habitantes), o que representa 10% da população.

Em Espanha, o valor percentual mais elevado de votantes alguma vez registado aproximou-se dos 5% da população. Os processos são todos presenciais, com votação em urna. Em média, nas cidades com mais de 200 mil habitantes, como é o caso de Cascais, o número de votantes representa cerca de 0,2% da população total.

Projetos vencedores OP 2014

OP06 | Arranjos dos espaços exteriores junto aos escoteiros e guias de Carcavelos | 5894 votos  - A proposta consiste na construção de um edifício destinado a instalações sanitárias e zona de refeições, no espaço exterior adjacente aos escoteiros e guias de Carcavelos, para usufruto da população local.

OP28 | Remoção do amianto na E.B.2.3 de Santo António - Parede | 3686 votos - A proposta compreende a remoção das placas de amianto que cobrem o edifício e os telheiros da Escola Básica 2+3 de Santo António da Parede.

OP16|Laboratório de ciências para uso de todos os agrupamentos de escolas de Alcabideche - Alcabideche | 3587 votos - A proposta compreende a construção de um laboratório de ciências, abrangendo todos os alunos dos Agrupamentos de Escolas de Alcabideche.

OP29 | Casa de artes e ofícios – Buzano - Parede | 2376 votos - A proposta compreende a reabilitação e recuperação do edifício Casa Atelier Carlos Botelho para o transformar numa casa de artes e ofícios.

OP10| Espaço comunitário da Atrozela - Alcabideche | 2323 votos - A proposta compreende a construção de um espaço edificado para o centro comunitário, criação de espaço verde com equipamento infantil, zona de estadia e equipamentos para seniores.

OP07 | Construção de balneários da União Recreativa Desportiva de Tires – S. D. Rana | 2308 votos - A proposta consiste na construção de um edifício de apoio à prática desportiva com as seguintes áreas: dois módulos de balneários com duche partilhado e rouparia, zona de árbitros, sala de tratamentos/médicos e sala técnica.

OP15 | Reabilitação do exterior do edifício do antigo Ludance - Carcavelos | 2156 votos - A proposta compreende a reabilitação do exterior do edifício, cobertura (estrutura e revestimento) e fachadas (vãos e pinturas).

OP27 | Requalificação de uma sala de aula na E.B.2 Abóboda – S. D. Rana | 1873 votos - A proposta compreende a requalificação de uma sala de aula na Escola Básica Abóboda 2.

OP08 |Construção de balneários no campo de futebol da Abóboda - S. D. Rana | 1839 votos - A proposta consiste na construção de um edifício de apoio/balneários de suporte à prática desportiva.

OP21| Requalificação do Bairro das Caixas (zona de lazer e circuito de manutenção) - Parede | 1628 votos - A proposta compreende a criação de um espaço verde que albergará um circuito de exercício físico, zona de recreio infantil, áreas de estadia e de merendas.