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Cascais Ambiente vence Prémio de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos

A Cascais Ambiente recebeu o Prémio de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos 2014, no tema qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos. Atribuído pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e pelo jornal Água & Ambiente, o prémio atesta “a reciclagem acima da meta estipulada, a recuperação de gastos adequada à prestação do serviço sem comprometer a acessibilidade económica e a utilização adequada dos recursos energéticos”. A entrega decorreu no âmbito do 9.º Fórum Nacional de Resíduos.
 
Atribuído a nível nacional, o prémio destaca a qualidade do serviço da Cascais Ambiente em 16 indicadores, confirmando que a empresa municipal revelou um especial desempenho na adequação da interface com o utilizador, na sustentabilidade da gestão do serviço e na sustentabilidade ambiental. 
 
Além disso, a Empresa de Ambiente de Cascais recebeu também o “Selo de Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos”, insígnia com que a ERSAR distinguiu este ano, pela primeira vez, as entidades gestoras que cumpriram em 100% os indicadores aplicáveis obtiveram uma avaliação satisfatória de serviço aplicável de 80% ou mais. 
 
Satisfeito com a distinção e com o facto de a Cascais Ambiente poder passar a exibir o selo de qualidade em toda a sua comunicação, Nuno Piteira Lopes, presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente e vereador da Gestão e Intervenção Territorial na Câmara Municipal de Cascais, dedicou o prémio aos colaboradores da empresa municipal: “no ano em que festejamos 10 anos de atividade este prémio é um estímulo para continuarmos a fazer mais e melhor, mas sobretudo para que a Cascais Ambiente possa continuar a contribuir para que Cascais seja o melhor lugar para se viver um dia, uma semana, a vida inteira. O trabalho feito pelos colaboradores da Cascais Ambiente é fundamental, por isso lhes dedico este prémio”, afirmou.  
 
Criados há oito anos, os Prémios de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos contribuíram para a avaliação de centenas de entidades gestoras que, nas palavras de Filomena Lobo, do Conselho de Administração da ERSAR, “começaram a tomar consciência do serviço que estão a prestar e da informação de que dispõem. O que constatamos é que existe um maior conhecimento por parte das entidades gestoras e uma maior e mais eficiente resposta aos dados pedidos [pela ERSAR]”. 
 
Sobre os Prémios de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos | Iniciativa conjunta da ERSAR e do jornal Água&Ambiente, a entrega destes prémios conta com a colaboração de reconhecidas associações técnico-científicas (APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, APESB - Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, APRH - Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos) e de um centro de investigação de referência (LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil). Este ano, pela primeira vez, o Júri deliberou atribuir o selo de “Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos”, sendo a Cascais Ambiente uma 14 das entidades reconhecidas a nível nacional.
 

 

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