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Cascais Mais Simples

Designação do projeto | 1.81-T206719779-00002231 - Programa Mais Cascais (Cascais Mais Simples)
Código do projeto | LISBOA-01-0526-FEDER-000075
Objetivo principal | Modernização Administrativa
Região de intervenção | Concelho de Cascais
Entidade beneficiária | Município de Cascais
Data de aprovação | 25-06-2008
Data de início | 27-02-2009
Data de conclusão | 31-12-2011
Custo total elegível | 325.714,29 € 
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 114.000,00 €
Estado atual | Encerrado
 
Resumo:
Este projeto visou o aumento da performance da Câmara Municipal de Cascais, através da agilização dos seus processos de trabalho e da orientação da atividade para a monitorização sistemática do desempenho, como base para a criação de uma cultura interna de melhoria contínua.
 
Os excelentes resultados que, em termos da promoção da utilização das TIC’s e da implementação de novas soluções ao nível do Sistema de Informação Municipal, se têm alcançado em Cascais nos últimos anos, permitem hoje dar um salto qualitativo muito considerável na disponibilização de novos serviços ao Cidadão, conjugando-se ainda com a prioridade definida pelo executivo municipal no sentido de tornar Cascais uma autarquia moderna orientada para a promoção da melhoria da qualidade de vida e do bem-estar coletivo.
 
Impõem-se assim novos modelos de gestão, ágeis e transparentes, assentes na otimização dos processos e na orientação dos serviços para os cidadãos e para as empresas, eliminando procedimentos e rotinas que não trazem valor acrescentado aos serviços prestados.
 
O projeto de reengenharia de processos levado a cabo no âmbito desta operação teve como objetivo principal a otimização do funcionamento interno da CMC, numa lógica global de transformação, tendo em vista reforçar a posição do Município enquanto líder na inovação, modernização e resposta ao Cidadão, através da simplificação e desmaterialização dos processos de trabalho.
 
Os resultados do projeto decorrem de um trabalho profundo de levantamento da situação de partida da CMC, da análise crítica dessa mesma situação e do desenho e operacionalização de cenários de melhoria na atividade. As áreas incluídas nesta fase do projeto foram: Planeamento Estratégico e PDM, Urbanismo e Requalificação Urbana; Trânsito e Mobilidade; Espaço Público; Ambiente; Manutenção e Gestão de Edifícios; Obras Municipais; Cemitérios; Desporto; Habitação e Ação Social; Cultura; Assuntos Jurídicos; e Sistemas de Informação.
 
Através da implementação deste projeto, a CMC foram disponibilizadas um conjunto de novas ferramentas que:
 Promovem a integração transversal dos serviços, orientando-os para o cidadão;
 Agilizam a tramitação interna e externa dos processos tendo em vista o incremento da capacidade de resposta ao cidadão;
 Racionalizam a utilização de recursos;
 Estimulam o desenvolvimento das competências como elemento-chave da gestão da mudança;
 Reduzem os tempos de resposta ao cidadão e empresas e aumentam a qualidade do serviço;
 
Sendo este um projeto potenciador da desmaterialização de processos e da desburocratização e constituindo-se como plataforma de comunicação interna e externa e partilha de informação, contribui com resultados diretos e indiretos para outros projetos em curso, nomeadamente o CRM e os arquivos municipais.

Ver aqui os flyers

 

Cascais Digital

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