Eficiência energética nas compras públicas ecológicas - PRO-EE

As autoridades públicas são os maiores compradores de produtos e serviços. Assim, têm capacidade para exercer uma grande influência no mercado se fizerem compras ecológicas, ou seja, que respeitem critérios não so económicos mas também ambientais.

O projecto Pro-EE tem como objetivo promover a colaboração entre municípios de seis países europeus (Áustria, Itália, Alemanha, Portugal, Espanha e Grécia) através de compras conjuntas, de forma a impulsionar a eficiência energética de dois grupos de produtos: veículos e iluminação pública. Ao fazerem compras conjuntas, torna-se mais fácil, para as entidades envolvidas, acelerar a entrada no mercado de produtos que cumpram critérios de eficiência energética exigentes e ambiciosos. Para além disso, reduz-se os impactos ambientais associados à compra, transporte, uso e deposição final dos produtos e serviços.

Integrando este projeto, a Câmara Municipal de Cascais tem apostado fortemente na implementação de iluminação pública LED, equipamentos de escritório, veículos eficientes e na substituição dos transportes públicos do concelho por veículos a gás natural, de forma a reduzir o consumo energético no concelho.

Os participantes no PRO-EE comprometem-se a reduzir 10% das suas emissões de dióxido de carbono de cinco em cinco anos. As metas são ainda mais ambiciosas ao nível local, já que o Pacto dos Autarcas (do qual Cascais faz parte) prevê a diminuição das emissões de dióxido de carbono em mais de 20% até 2020.