Está aqui

Museu Condes de Castro Guimarães

Localizado no interior do Parque Marechal Carmona, o Museu Condes de Castro Guimarães é o mais antigo espaço museológico do concelho.

Inaugurado em 1931, foi dirigido por figuras de grande prestígio no meio cultural português, como por exemplo João Couto, Carlos Bonvalot, Branquinho da Fonseca e Maria Alice Beaumont. Em 1932, Fernando Pessoa candidatou-se ao cargo de conservador, porém não foi admitido por falta de habilitações.

A Torre de S. Sebastião, atual Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, data do início do século XX e foi edificada por iniciativa do aristocrata Jorge O'Neil. Obra notável da arquitetura romântica, a Torre de S. Sebastião fascina pela mistura de estilos e por um envolvente misticismo que faz imaginar histórias de outros tempos.

Em 1910, o palácio foi vendido aos Condes de Castro Guimarães que, após procederem a algumas alterações, passaram a habitá-lo grande parte do ano. O bom gosto do casal refletiu-se na aquisição de peças de arte e mobiliário representativos de várias épocas, assim como o seu interesse pela cultura se fez sentir na compra de dois dos elementos mais significativos do acervo do atual museu: um órgão neo-gótico, construído de encomenda para o Conde e a valiosa Crónica de D. Afonso Henriques, de Duarte Galvão.

Os Condes usufruíram pouco tempo deste magnífico palácio. Quando faleceu, em 1927, o Conde deixou, em testamento, a casa e propriedade ao Município de Cascais, para que nelas fosse constituída uma Casa-Museu e Jardim Público. O Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães foi oficialmente inaugurado a 12 de julho de 1931, tendo sido durante largos anos o único existente no concelho de Cascais.

O Serviço Educativo do Museu Condes de Castro Guimarães existe desde 1964, altura em que se iniciaram as visitas guiadas para grupos escolares e as oficinas de artes plásticas. Este setor constitui o principal interlocutor entre o museu e o público.

Serviços que disponibiliza:
 Acesso a portadores de deficiência motora;
 Visitas orientadas e temáticas para grupos, mediante marcação prévia;
 Visitas específicas para grupos escolares, mediante marcação prévia;
 Acesso à Biblioteca do Conde de Castro Guimarães, mediante pedido formal aos seus responsáveis. A catalogação está disponível online.

Espaços e Coleções
Capela de S. Sebastião

Horário: | De 3ª a 6ª feira das 10h00 às 17h00 | Sábado e domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.
Encerra à 2ª feira e feriados

Visite o site do Museu Condes de Castro Guimarães.

 

Contacto

214 815 304 / 12
Museu Condes de Castro Guimarães
Avenida Rei Humberto II de Itália, Parque Marechal Carmona
2750-319 Cascais

Galerias relacionadas

Conferências do Estoril 2015: A democracia está em crise “A Caleidoscópio da Democracia” e “Repensar a Governação e a Democracia ...
Cascais apoia a Blue Week Cascais apoia a Blue Week
A resposta atlântica aos desafios globais Fogh Rasmussen e João Vale ... “O terrorismo, o estado Islâmico, as alterações do clima, as questões da ...
A relação entre empresas e sociedade num mundo em mudança A procura de soluções locais para as grandes questões globais continuou a dar ...
O Futuro da educação em debate nas Conferências do Estoril As novidades tecnológicas estão a democratizar o acesso à educação, ...

Fale connosco

Image CAPTCHA
Introduza os caracteres que aparecem na imagem.
X

Newsletter

Newsletters

Select the newsletter(s) to which you want to subscribe or unsubscribe.

X