Esta Semana

08 abr
Nesta exposição, patente na Casa Sommer de 8 de abril a 31 de maio, apresenta- ...
28 abr
SAFE (termo inglês que significa seguro) é o acrónimo de Social Art Festival ...
12 maio
Para este verão a proposta semanal é:Quatro manhãs de praiaUma manhã de ...

Temas

+ Votados

Parque Pedra Amarela Campo Base



Sob consulta

Parque Temático Pedra Amarela Campo Base Estrada da Serra
Parque Natural de Sintra-Cascais

O Pedra Amarela Campo Base situa-se na encosta Sul da Serra de Sintra, sobre o concelho de Cascais e é uma plataforma para a realização de atividades aventura e outdoor, permitindo o acampamento, numa área contida, segura e dotada de infraestruturas de apoio. Estão contempladas atividades que se inserem no espírito scout / guide, tais como construções de pioneirismo, Rocha de Conselho, entre outras.

O Campo está aberto a todos os utilizadores que pretendam beneficiar das suas instalações e localização. Existem atividades de ar livre e exploração na Natureza para todas as idades.

Com o Pedra Amarela, a Câmara Municipal de Cascais pretende promover o usufruto do património natural e cultural do Parque Natural de Sintra-Cascais.

O campo e as suas atividades são concebidos segundo o princípio da sustentabilidade e com minimização dos impactos ambientais, tendo como objetivo uma pegada ecológica mínima.

O Campo visa ainda estimular a educação ambiental no âmbito do programa curricular das escolas e  promover o interesse dos jovens pelos valores ambientais através de ações de conservação da Natureza. Oferece também recursos educativos sobre a biologia, a geologia e a ecologia da zona.

ATIVIDADES

O Pedra Amarela é chamado um "Campo Base" porque serve de ponto de partida para atividades variadas dentro do Parque Natural de Sintra-Cascais, adaptadas a todas as faixas etárias. Todas as atividades são realizadas com equipamento adequado e sob orientação de um monitor do Campo.

 Slide: Atividade aventura suspensa, em que os participantes deslizam em cabo de aço, de um ponto até a outro, com recurso a equipamento de segurança.
 Pista de Arborismo: Percurso de obstáculos suspensos em árvores com diferentes níveis. Nível iniciado a 1 metro do solo/Nível elementar a 6 metros do solo/Nível avançado a 12 metros do solo. Composta por 18 plataformas com desafios em cada um dos níveis (elementar e avançado).
 Tiro com Arco: Iniciação ao tiro com arco, com explicação do uso do equipamento, e dos desafios adaptados às características dos participantes.
 BTT: Aluguer de Bicicletas, passeios ou percursos de obstáculos.
 Escalada: Consiste na subida ou travessia de formações rochosas com o objetivo de atingir o topo ou o final de uma rota pré-definida. É uma atividade exigente a nível físico e mental, em que a força, a resistência, a agilidade e o equilíbrio são testados em conjunto com o controlo mental e os reflexos de cada um.
 Rappel: Descida controlada em formações rochosas com o auxilio de cordas. É uma técnica utilizada quando uma parede ou formação é muito ingreme ou perigosa para descer sem proteção.
 Orientação: Consiste em realizar diversos percursos cartografados de vários níveis, com o auxilio de um mapa e uma bússola. Esta atividade poderá ter o apoio direto de um guia.

Nota: Todas as inscrições devem ser efectuadas até às 12h00 do último dia útil que antecede a atividade.

PROJETOS
 Acampamento | O Pedra Amarela Campo Base permite o acampamento em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais até 180 utilizadores, numa área contida, segura e dotada de infraestruturas de apoio. Estão contempladas atividades que se inserem no espírito scout/ guide, como material para construções de pioneirismo, rocha de conselho, entre outras.
 Eventos e atividades | Todo o tipo de eventos desenvolvidos com entidades parceiras ou clientes:
      Escolas | Atividades no âmbito da educação ambiental e conservação da natureza, tendo como palco o Parque Natural de Sintra-Cascais; a natureza como sala de aula; trilhos interpretativos; dinâmicas de grupo; detetives da natureza; eco-challange.
     Campo Sioux | Ocupação de tempos livres nas férias escolares, atividades recreativas, jogos lúdicos, ateliês (construção, cozinha, pintura, etc.), escalada, slide, BTT, etc. Para mais informações clique aqui.
      Empresas | Team-building ou dinâmicas de grupo; desenvolvimento de competências; atividades de aventura; desafios de equipa; eventos na natureza; consciencialização ambiental.
    Associações | Atividades de ocupação de tempos livres pontuais ou em regime fechado de acordo com programas estabelecidos em conjunto com a entidade.
 Estágios | Recebemos estagiários das mais diversas áreas e nível de escolaridade, sempre com o propósito formativo e de partilha de experiências. Ensino secundário, atividades aventura, marketing, animação sociocultural, animação desportiva, entre outros.

INFORMAÇÕES
 Normas de Campo | Todos os utilizadores do Pedra Amarela Campo Base devem conhecer e respeitar as Normas de Campo (descarregar documento). Este regulamento destina-se a facilitar a organização e gestão do Campo, a assegurar a boa convivência entre os utilizadores e a garantir a sua segurança.
 Como chegar ao Pedra Amarela
 Transportes públicos
 Reservas
 Folheto informativo



Pesquisar na agenda

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais