Esta Semana

23 jun
"Vermelha"Duas séries de trabalhos em diálogo, datados de 2006 e 2016, dois ...
24 ago
Diálogos iconográficos é uma exposição que pretende mostrar as múltiplas ...
21 set
No próximo dia 21 de Setembro, Cascais assumirá o compromisso público com os ...

Temas

+ Votados

Praia Grande do Guincho



Praia Grande do Guincho Guincho

A praia Grande do Guincho localiza-se entre duas pontas rochosas, a ponta alta e a ponta do abano, com uma grande extensão de areal, tanto em comprimento como em largura.

De água límpida e cristalina, a praia Grande do Guincho é considerada uma das maiores praias do país, com elevada afluência de veraneantes, fazendo parte do Parque Natural Sintra-Cascais. É procurada também por praticantes de Surf, Windsurf e Kitesurf, onde são realizados campeonatos mundiais destas mesmas modalidades. 

A serra de Sintra e as dunas conferem um enquadramento paisagístico reconhecido internacionalmente. Devido à ação do vento, a praia depara-se a sul com o sistema dunar “Guincho-Cresmina”, de grande dinamismo geológico. Avistam-se dunas de vários tipos nesta praia: as dunas móveis embrionárias, que representam os primeiros estados de vegetação dunar; as dunas brancas, que constituem os cordões arenosos mais próximos do mar; e ainda as dunas cinzentas, as quais são fixas, estabilizadas e colonizadas por arrelvados vivazes mais ou menos densos e por abundantes tapetes de líquenes e musgos.

Nesta praia é possível observar uma chaminé vulcânica, constituída por um importante afloramento de rocha basáltica, exposto durante a maré baixa. 

Localização: Guincho
Extensão da linha da praia: 1km
Segurança: Praia vigiada/sinalizada
Equipamentos: Restaurante; Posto Médico/Primeiros Socorros; Bar

Acesso à Praia:
De automóvel -  Seguindo pela estrada da Malveira da Serra, a N9, ou pela estrada do Guincho, a N247, até à praia. Nesta praia existe parque de estacionamento gratuito.
De autocarro - Utilize os autocarros com os números 405 ou 415 até à paragem do Guincho e faça o restante percurso a pé até à praia.

O acesso ao areal pode ser feito por escadas ou rampa.


Pesquisar na agenda

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais