Esta Semana

25 jun
Esta ação tem como finalidade sensibilizar e esclarecer as famílias sobre a ...
08 jul
Com formação no IADE onde realizou duas pós graduações e lecionou durante ...
18 ago
O único Festival de Verão gratuito em Portugal regressa ao palco mais perto do ...

Temas

+ Votados

Workshop de pintura de paisagem - Landart


Maio24Sáb
a
Jul05Sáb

N.º mínimo de participantes – 5 pessoas
Nº máximo de participantes – 15 pessoas
Idade mínima – 18 anos
Duração 4 horas por sessão | 16 horas totais
Sessão introdutória – 24 de maio, 10h00, Quinta do Pisão
Sessões práticas - 24 de maio, 7 e 21 de junho e 5 de julho, das 14h00 às 18h00, Quinta do Pisão
Custo do conjunto das 4 sessões – 25€
Custo individual de cada sessão – 8€


Formador:
Nuno José de Noronha Mendoça nasceu em Lisboa em 1939. Escultor pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1970, frequentou seguidamente o curso de pós-graduação em Ciências Antropológicas e Etnológicas do ICSPU e em 1973/1974 o Curso de Téchniques Urbaines, do SMUH, em Paris.
De 1976 a 1998 lecionou na Universidade de Évora as disciplinas de História da Arte, Arte e Paisagem e Desenho, do Curso de Arquitetura Paisagista, tendo-se doutorado por esta Universidade em Estética da Paisagem, em 1990. Investigador do Centro de História da Arte da Universidade de Évora.
Realizou doze exposições individuais de pintura e cinco coletivas, em Évora, Lisboa, Macau e Oeiras. Obras de escultura e azulejaria em locais públicos, nomeadamente Montemor-o-Novo, Benavente, Estoril, Évora e Goa. Representado em inúmeras coleções particulares e nas coleções da Fundação Oriente, Grupo Pro-Évora, Governo de Macau e Museu de Évora.


Descrição:
Este workshop surge no âmbito da exposição LandArt Cascais e visa possibilitar aos participantes um momento de forte interação com a paisagem visando o desenvolvimento das suas capacidades de interpretação e recriação da mesma. O curso desenvolve-se ao longo de 4 sessões evolutivas abordando desde o pequeno ao grande espaço - recanto, paisagem imediata, paisagem próxima e paisagem longínqua.
Os participantes poderão escolher apenas uma das técnicas propostas ou, se assim o desejarem, ensaiar as três independentemente ou em técnica mista.
Destina-se ao público em geral, não sendo essenciais conhecimentos prévios de desenho e técnicas de pintura. Dado o caráter evolutivo do workshop aconselha-se a frequência nas 4 sessões, sendo no entanto possível participar em sessões isoladas.


Locais:
Sessão introdutória e sessões práticas – Quinta do Pisão


Esquema da sessão introdutória:
Exemplificação das técnicas de aguarela, pastel seco e pastel de óleo, com desenho prévio. Qualidades dos papéis para aguarela e pastel, pinceis, cores e suas misturas, enquadramento, composição e criatividade.
Interpretação e recriação da realidade paisagem. Mobilidade e instabilidade estética, momento ideal de contemplação/criação – momento do dia, momento do ano, obliquidade e incidência da luz em conjugação com a posição do contemplador. Especulação estética e evidência de uma poética.
Relacionamento com a paisagem – relação afetiva, o belo e o afeto, o belo natural.


Material necessário:
Pastéis secos;
Pastéis de óleo;
Aguarelas em tubo ou pastilhas;
Papel de aguarela;
Pinceis de aguarela nº 12 e 8;
Prancheta e molas (no caso de folhas de desenho soltas);
Frasco de boca larga para água;
Fita-cola  ou fita de papel;
Lenços de papel;
Lápis macio, mínimo nº 4B;
Cotonetes ou esfuminho
Pequeno banco (facultativo).


Inscrição e forma de pagamento:


A inscrição deverá ser efetuada até à 5ª feira que antecede o workshop através do formulário.
Após receber a confirmação da existência de vaga, esta será reservada e deverá nesse momento transferir o montante respeitante ao valor de inscrição para o nib 0018 0003 2267 2364 0208 3 (Empresa Municipal de Ambiente de Cascais) e enviar cópia do respetivo comprovativo via e-mail, sempre acompanhado do nome do titular da conta e nome da pessoa a quem o pagamento se destina, para: landart@cascaisambiente.pt Nesse momento será confirmada a sua inscrição, sendo a respetiva fatura entregue no dia do workshop ou enviada posteriormente por correio.


 


Pesquisar na agenda

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais