Prémio do Mar

CM Cascais

 

A Câmara Municipal de Cascais, através do Museu do Mar Rei D. Carlos, promove, desde 1995, o Prémio do Mar Rei D. Carlos, pretendendo assim homenagear o monarca e, simultaneamente, o eminente oceanógrafo que D. Carlos foi, desde sempre apaixonado pelo mar.

O prémio do Mar Rei D. Carlos continua apostado na divulgação de trabalhos científicos de grande qualidade e inovação, muitos deles desconhecidos do grande público, promovendo deste modo o reconhecimento pelos trabalhos dos investigadores e cientistas portugueses.
Nesta perspetiva, e a partir da sua 17ª edição (2011), foram introduzidas alterações significativas ao regulamento deste Prémio.

1) Alargamento dos dois grandes domínios científicos alternadamente a concurso:

- História Marítima (da pré-história à atualidade)
- Vida e Ambiente nos Oceanos (considerando os domínio da biologia e da geologia marinhas, assim como da oceanografia biológica e física, nomeadamente no âmbito da climatologia dos oceanos e da problemática das alterações climáticas)

2) Regulamentação das normas de apresentação dos trabalhos a concurso.

Trabalhos e autores premiados:

 

 

2012 –  Leonel Pereira e Fernando Correia, Macroalgas Marinhas da Costa Portuguesa – biodiversidade, ecologia e utilizações.

 

2011 – Comandante Augusto Salgado, Portugal e o Atlântico.

  2009 - Patrícia Catarina Sanches de Carvalho, Os Estaleiros Portugueses na Índia Portuguesa (1595-1630), edição em curso.
  2008 - António José Sacadura Monteiro, A Pesca - Luz e Sombra do Homem, edição em curso.
  2007 - Teresa Lacerda, Os Capitães das Armadas da Índia no Reinado de D. Manuel I - Uma Análise Social, edição em curso.
2006 - João Pedro Santos Correia, Pesca comercial de tubarões e raias em Portugal, 2009.
  2005 – Fernando Alberto Gomes Pedrosa, O Declínio do Poder Naval Português – A Marinha, o Corso e a Pesca nos inícios do Século XVII, edição em curso.
  2004 – Carlos Sousa Reis e Rui Rosa, Cefalópodes da Costa Portuguesa, edição em curso.
2003 – Maria do Carmo Mira Borges, Os Portugueses e o Sultanato de Macaçar no Século XVII, 2005.
2002 – Carlos António da Silva Assis, Guia para a Identificação de Algumas Famílias de Peixes Ósseos de Portugal Continental, através da Morfologia dos seus Otólitos Sagitta, 2004.
2001 – José Alberto Leitão Barata, Os Senhores da Navegação – O Domínio Português dos Mares da Ásia por Meados do Século XVI, 2003.
2000 – Ricardo Calado e Luís Filipe Castanheira Narciso, Camarões e Lagostas da Costa Continental Portuguesa, 2002.
1999 – Fernando Alberto Gomes Pedrosa, Algumas Prováveis Inovações de Origem Portuguesa nas Técnicas e Tácticas Navais durante a Expansão Marítima, 2002.
1998 – Luís Filipe Castanheira Narciso, Biologia e Cultivo de Artemia sp. (Crustacea, Branchiopoda): sua utilização em Aquacultura, 2000.
1997 – Fernando Alberto Gomes Pedrosa, Os Homens dos Descobrimentos e da Expansão Marítima – Pescadores, Marinheiros e Corsários, 2000.
1996 – Pedro Miguel Barcia Ré, Ictioplâncton Estuarino da Península Ibérica (Guia de identificação dos ovos e estados larvares planctónicos), 1999.

1995 – Fernando Alberto Gomes Pedrosa, Afonso de Albuquerque e a Arte da Guerra, 1998.

 

 

Ficha Técnica ---- © Câmara Municipal de Cascais | Museu do Mar Rei D. Carlos