10 anos do Projeto Vela Sem Limites | IX Encontro Vela sem Limites | VII Troféu Brisa | 23 e 24 de outubro

Com mais de 10.000 saídas realizadas em que foram registadas presenças de 10.400 velejadores, 6.500 voluntários e 3.600 profissionais, o Projeto Vela Sem Limites comemora o seu 10.º aniversário com o IX Encontro de Vela Sem Limites, a decorrer no Clube Naval de Cascais, nos dias 23 e 24 de outubro, que integra a regata do VII Troféu Brisa Access 303.
Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Cascais apresenta, dia 24, a publicação “10 anos de Vela Sem Limites” com os principais momentos deste projeto de inclusão através da vela que conta com a parceria do Clube Naval de Cascais e da CERCICA.

Alargando a festa à comunidade, hoje, 23 de outubro há passeios gratuitos em embarcações Access (inscrições esgotadas).

Promovido pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com Clube Naval de Cascais e a CERCICA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados de Cascais, o projeto vela Sem Limites proporciona, às pessoas com deficiência a prática de vela adaptada - modalidade náutica com elevado potencial lúdico, desportivo e terapêutico - quatro dias por semana, ao longo de todo o ano.

Entre os recursos disponíveis contam-se 10 embarcações ACCESS para prática de Vela Adaptada, duas embarcações de apoio, duas gruas de transferência, um cais adaptado e pontão móvel, coletes salva-vidas e uma viatura de transporte adaptado.

“Ao longo dos últimos 10 anos de atividade foram muitos os que, através da Vela, encontraram a liberdade que não conheciam. Uma felicidade que não tinha sido revelada”, explicam Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais e Frederico Pinho de Almeida, vereador da Ação Social. Um trabalho recompensador, acrescentam: “o programa Vela Sem Limites mostrou que Cascais é um território de campeões. É um programa extraordinário porque permite que pessoas extraordinárias façam coisas extraordinárias”.

Anualmente realiza-se, também com a parceria da Brisa, o Encontro Vela Sem Limites o qual, além de ajudar a divulgar e desenvolver a modalidade de vela adaptada a nível nacional, promove o convívio entre os participantes do projeto, seus familiares e a população em geral que, neste dia, tem a oportunidade de passear nas embarcações ACCESS, normalmente utilizadas nas sessões do Projeto Vela Sem Limites.

A participação O IX Encontro de Vela Sem Limites é gratuita e aberta a todas as pessoas com deficiência, independentemente da idade ou deficiência, inseridas em instituições ou a título particular.

23 de outubro
Baía de Cascais, Clube Naval de Cascais
10h00-16h00 | Vela para Todos | Passeios nas embarcações ACCESS

24 de outubro