10º Concurso DNA Cascais Jovens Empreendedores já tem vencedores

Um serviço que permite uma distribuição semanal de brinquedos foi o projecto vencedor da 10ª edição do concurso DNA Cascais Jovens Empreendedores. Trata-se da “Brincotéca” que implica a subscrição mensal das famílias, em que os brinquedos serão distribuídos, todas as semanas, com uma carrinha devidamente identificada e atraente em locais identificados (zonas de necessidade deste serviço). A existência deste projeto permite um constante fluxo de brinquedos. A ideia é de Honório Miguel Jesus, Diogo Reis, Afonso Maria Pereira, do Agrupamento de Escolas de Carcavelos.

No 10º Concurso DNA Cascais Jovens Empreendedores competiram mais de 500 jovens, cuja final decorreu esta manhã na presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e de Buke Cuhadar, Vice Presidente Mundial da Global Entrepreneurship Network.

Uma empresa (Cara Nova) para criar espaços que proporcionem condições básicas para os sem-abrigo e uma solução, em jeito de dois em um, de headphones e colunas (UNE) arrecadaram o 2º e 3º lugares, respectivamente.

A ideia deste concurso da DNA Cascais é despertar o espírito empreendedor dos mais novos, dando-lhes ferramentas para encararem a criação de negócio próprio como possibilidade real no seu percurso profissional.

Para os alunos premiados com o 1.º lugar agora é momento de fazer as malas já que ganharam uma viagem a Madrid onde irão visitar a Universidade Europeia de Madrid e um Centro de Inovação e Empreendedorismo, deslocação proporcionada pela Universidade Europeia, parceira da DNA Cascais nesta 10.ª edição.

Nesta competição participaram os alunos (dos 14 aos 23 anos) dos estabelecimentos de ensino de Cascais do 9.º ano, ensino secundário e profissional. Os jovens foram desafiados a criar um projeto de empresa e a desenvolver um plano de negócios tendo por base de trabalho a ferramenta “Business Model Canvas”. Ao fazê-lo, são levados a pensar sobre os vários aspetos relacionados com esta área, tais como pontos fortes e fracos do negócio, financiamento e públicos-alvo e o relacionamento com o mesmo.

Durante este processo os alunos foram apoiados por profissionais especializados e tiveram, ainda, uma aula sobre comunicação em público. As equipas selecionadas para fases mais avançadas tiveram 5 min para apresentar a sua ideia, utilizando a ferramenta “Elevator pitch”.

Turismo, Empreendedorismo Social, TIC, Energia e Ambiente e Saúde foram as áreas de negócio trabalhadas pelos jovens das 9 escolas finalistas deste concurso.

Saliente-se que a Global Entrepreneurship Network está presente em mais de 200 países.