17 de outubro é o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza

Assinalado a 17 de outubro, o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza é desde 2000, dedicado pelas Nações Unidas a uma consciencialização coletiva de que a pobreza e a exclusão social são uma negação aos Direitos Humanos.

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU que integram a nova agenda de ação das Nações Unidas até 2030, e que o município de Cascais recentemente elevou a programa politico e estratégico.

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares implica entender a pobreza não como um problema individual mas como uma violação de direitos humanos fundamentais.

Em Portugal, mais de uma em quatro crianças vive em situação de pobreza e 8,4% da população vive em privação material severo que significa que enfrenta diversas dificuldades como a falta de dinheiro para pagar as contas, cozinhar ou aquecer a casa.

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares significa assumir que este é um problema civilizacional, é um problema de desenvolvimento, é um problema político. É um problema de todos!

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares exige uma atuação sobre as dimensões societárias e a adopção de politicas promotoras de oportunidades sociais e de capacidades individuais.

Um dos estudos recentes sobre a vivência da pobreza em Portugal dá conta que a inversão das trajetórias de vulnerabilidade social passa pela capacidade de estabelecer uma relação entre as capacidades individuais de quem está a viver em situação de pobreza (identidade, iniciativa, resiliência, competências e domínio intercultural, capacidade de correr riscos, etc...) e as oportunidades sociais (oferta de formação adequada, oferta de trabalho digno, transportes adequados, etc...) geradas quer pelas políticas nacionais como pelos processos de desenvolvimento local (processos de governança integrada, dinâmica e iniciativa das organizações locais, implementação de iniciativas integradas e territorializadas).

Em Cascais a Rede Social constitui uma estrutura de governança territorial que integra mais de 100 organizações, publicas e privadas, e é responsável pela promoção do desenvolvimento social do concelho a partir da construção de oportunidades sociais: recursos sociais, projetos de intervenção, soluções integradas, etc.

A Plataforma de Recursos de Apoio na Privação Material é uma das práticas de trabalho em rede em Cascais e tem como missão assegurar que as organizações do concelho que atuam na área da privação material cooperem, aprendam e inovem para garantir um apoio qualificado às pessoas que dele necessitam. Composta por 36 organizações concelhias, a Plataforma de Recursos de Apoio na Privação Material tem como visão assegurar que todas as pessoas que estão em situação de privação material encontrem um apoio qualificado através de uma multiplicidade de recursos sociais. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares implica o reconhecimento e a participação das pessoas em situação de pobreza na busca de respostas adequadas, respeitando os seus interesses, as suas aspirações e criando espaços de expressão das suas capacidades individuais.

A produção do Diagnóstico Social de Cascais, que está a decorrer no concelho e irá sustentar a construção do próximo Plano de Desenvolvimento Social, teve a participação de cerca de 1000 munícipes de diferentes idades, sexo, proveniência geográfica, nível sociocultural, nacionalidade, etc.

Através de diferentes metodologias (focus group, inquéritos, entrevistas), o diagnóstico social fomentou espaços de participação social das populações, valorizando a expressão dos grupos na identificação das suas necessidades e aspirações, na discussão do que é para si o bem-estar, e deste modo alargar o leque de propostas e soluções a considerar na construção das políticas locais.

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares desafia-nos a construir oportunidades sociais mais inclusivas, participativas e criativas.

Conheça os Apoios Sociais na Privação Material Existentes no Concelho de Cascais: Guia de Recursos On line

Conheça melhor a Plataforma de Recursos de Apoio na Privação Material