CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

25.ª Campanha Coastwatch arranca em Cascais | Rúben Gonzalez e Garrett McNamara ajudam a monitorizar litoral português

Os surfistas Filipe Pinto, Rúben Gonzalez e Sofia Lewis Lopes aos quais deverá reunir-se a estrela da onda gigante da Nazaré, Garrett McNamara, participam, dia 16 de novembro, às 15h00, juntamente com outros surfistas e cerca de cinco dezenas de crianças de escolas de Cascais e da colónia balnear “O Século” na abertura oficial da 25ª campanha Coastwatch, que este ano é dedicada ao tema “25 Anos a Olhar pelo Litoral”. A praia de S. Pedro do Estoril, em Cascais, foi eleita para o arranque da Coastwacth em Portugal.
Em que estado se encontra a praia - a nível de fauna, flora, poluição (mar e areal), erosão costeira e pressão urbanística - é a missão dos participantes do Coastwacht, já que o objectivo é a monitorização do litoral português. 
 
Aproveitando as comemorações do Dia Nacional do Mar, 16 de novembro, o arranque da 25.ª campanha nacional aposta na presença de surfistas conhecidos do grande público para projetar a mensagem do projecto dado que “os seus comportamentos e posições são imitados por milhares de jovens”, explica Maria Guilhermina Galego, Coordenadora Nacional do projecto Coastwatch Portugal. 
 
Para a responsável “o entusiasmo e o interesse com que os jovens “seguem” os seus ídolos, permite à CW passar de uma forma mais assertiva e eficaz a mensagem de que o Litoral português poderá e deverá ser, sem dúvida alguma, uma vasta área saudável, sustentável e segura”. 
 
Em Cascais, o Dia Nacional do Mar é ainda comemorado com várias iniciativas. Na véspera, dia 15, com uma visita orientada ao polo museológico da Direção de Faróis. No dia da efeméride, com atividades de sensibilização ambiental para famílias no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, também em S. Pedro do Estoril, e às 16h00, no Museu do mar - Rei D. Carlos, sobe ao palco o grupo “Pénadança” para apresentar um espetáculo de dança contemporânea no âmbito do projeto "A-Mar-Cascais". Tudo com entrada livre. Veja aqui.
 
Projeto de cidadania ativa desenvolvido em Portugal há 25 anos, o Projeto Coastwatch nasceu em Dublin, em 1987, com a intervenção de voluntários indignados com a poluição na costa da Irlanda. Atualmente, depois do enorme entusiasmo com o sucesso da ação, 23 países tornaram-se ativamente envolvidos no Coastwatch Europe: voluntários estão a investigar a partir dos Fiords da Noruega até às praias rochosas na Grécia. 
 
Todos os anos, além de se constituir como um importante instrumento da educação ambiental para a sustentabilidade, o Coast Watch permite observar aproximadamente 400km da nossa costa, através da participação de voluntários, de todas as idades, que colaboram integrados em escolas, grupos de escuteiros, organizações não-governamentais de ambiente, câmaras municipais, grupos particulares, entre outros. A cada dois anos, um relatório Coastwatch Europe é produzido com base nos dados europeus. 
 
 
Mais informações em:
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0