50º Aniversário do Aeródromo de Tires: referência nacional na formação aeronáutica

Assinalam-se dia 11 de outubro 50 anos de existência do aeródromo de Tires, em Cascais, estrutura implantada no interior do concelho (S. Domingos de Rana) que garante que muito tem contribuído para a economia local e nacional. Tendo atravessado diversas fases de expansão, actualmente o aeródromo de Tires é uma das grandes referências nacionais na formação aeronáutica, aviação privada e executiva e, frequentemente, uma alternativa ao aeroporto de Lisboa.
Gerido pela empresa municipal Cascais Dinâmica, o aeródromo municipal de Tires tem hoje uma pista preparada para receber aviões que transportem até 40 toneladas , tendo-se modernizado ao longo dos anos, já pouco tem a ver com a estrutura inaugurada a 11 de outubro de 1964.

De então para cá, a pista cresceu dos 600 metros de comprimento iniciais para 1.020 (nos anos 80) e finalmente para 1.700 metros (em 1990), apresentando hoje uma largura de 30 metros que garante uma maior operacionalidade. A ampliação das pistas fez com que pudesse passar a receber aviões de maior porte e a certificação internacional permite que, em casos pontuais, seja uma alternativa ao Aeroporto de Lisboa.

"É uma diferença abismal. Só pelo comprimento da pista se vê isso. Hoje temos muito mais tráfego aéreo, mais hangares, mais capacidade", refere António Santinhos, diretor do aeródromo de Tires. A criação de condições proporcionou a instalação de duas dezenas de empresas que garantem postos de trabalho a mais de 500 trabalhadores. Número que ainda pode crescer, uma vez que a Cascais Dinâmica quer aumentar a capacidade do aeródromo com a construção de novos hangares e ampliação de lugares de estacionamento.

No total, funcionam em Tires oito escolas de aviação que formam anualmente 200 pilotos, o que coloca o Aeródromo entre as principais referências do país na formação aeronáutica. Para isto contam as estatísticas: em 2013 realizaram-se  25.632 voos de instrução de aviões e 3.142 de instrução em helicópteros.

Por outro lado o tráfego aéreo é significativo, sobretudo o referente a voos executivos, posicionando a estrutura num nicho de mercado que se "identifica com os objetivos estratégicos de Cascais (turismo de negócios ou turismo de saúde) e que deverá também conhecer incrementos muito positivos nos próximos anos", acrescenta o diretor do equipamento, adiantando que, em 2013, o volume de tráfego cifrou-se nos 39.689 voos, dos quais mais de 4500 voos se referem a turismo e negócios.