5.ª EDP Maratona de Lisboa | 6.000 partem do Hipódromo

Domingo, 15 de outubro Cascais vai estar no centro do atletismo. Mais uma vez será aqui a partida da EDP Rock'n'Roll Maratona de Lisboa que, além da Baía e da Marginal, este ano mostra também o cenário da Estrada do Guincho. Com bandas rock em vários pontos estratégicos de um cenário único como a Avenida Marginal, a prova tem já inscritos mais de 6.000 atletas cujo desafio vai ser percorrer vai ser 42,2 km no tempo máximo de seis horas.

Já na sua quinta edição, e a classificação de “ouro”, a maratona parte mais uma vez do Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais. Este ano a prova conta com votos renovados de prestígio e excelência, desta vez por parte da Revista Forbes, que, conforme revela Carlos Móia, responsável pela organização Maratona Rock'n'Roll de Lisboa, a considerou “umas das 12 melhores do mundo”. Juntam-se ainda o destaque do “American Express” que classifica a prova “como umas das 19 melhores do mundo. Isto não se deve a mim, não se deve só à maratona, deve-se a todos", referiu Carlos Móia.

Este ano a organização quer superar o tempo recorde de 2014 (2:08.21 horas), bem como conseguir aumentar o número de participantes que, embora se encontrem já acima dos 6.000 ainda estão longe do “razoável” para Carlos Móia, 10.000: “ Não é mau, mas longe de chegar a 10.000, que seria o razoável para mim. O preço é barato, temos mais de 3.500 estrangeiros inscritos, que é importante", afirmou.

Reconhecendo o apoio dos apoios e patrocinadores, entre os quais se encontra a Câmara Municipal de Cascais, Móia considerou que "têm sido uma ajuda inexcedível, pois há realmente dificuldades, mas tentamos melhorar as coisas. São anos difíceis, mas têm sido inexcedíveis".

A par com outros grandes eventos mundiais de atletismo e com a classificação “Golden Marathon” a EDP Maratona de Lisboa consegue passar, através do desporto, imagens que viajam mundo foram, contribuindo para potenciar a região enquanto destino turístico. O percurso vai ligar municípios de Cascais, Oeiras e Lisboa, terminando em ambiente de festa no Terreiro do Paço.

Garantidas estão já as presenças do queniano Alfred Kering e do etíope Seboka Dibaba Tola, um dos favoritos à vitória, e que no dia 15 de outubro, terão a companhia do vencedor deste ano da maratona de Milão (Itália), o queniano Edwin Kipngetich Koech, e do vencedor da maratona de Estocolmo (Suécia), o etíope Abrha Asefa.
No lado feminino, destaque para a portuguesa Doroteia Peixoto, que este ano já triunfou na maratona de Dusseldorf, na Alemanha, e de Koren Jelila Yal, da Etiópia, que tentará superar o recorde de 2:24.13 horas alcançado no ano passado pela queniana Sarah Chepchirchir.

Viajar até à partida de comboio
De acordo com a organização, “a melhor opção para os atletas da Rock ‘n’ Roll EDP Maratona de Lisboa chegarem ao local de partida é através dos comboios da CP”. Por isso mesmo, no site da prova, explica-se que “os comboios [da Linha de Cascais] são gratuitos para os participantes (mediante apresentação do dorsal)” e que “haverá um reforço dos comboios às 6:40 e 6:50 com partida do Cais do Sodré”.

Levantamento do Kit na Sport Expo – Feira do Desporto e Lazer
Até lá todos os participantes devidamente inscritos deverão levantar o kit de participação (dorsal, t-shirt Adidas e diversos brindes), na Sport Expo – Feira do Desporto e Lazer, que decorre no Parque das Nações, Pavilhão de Portugal da Expo 98, Alameda dos Oceanos, 1990 Lisboa.

Percurso
A partida, às 8h00, terá lugar em Cascais na Av. da República, junto ao Hipódromo Manuel Possolo. Os atletas seguem pela Av. Diana Spencer e Estrada do Guincho, em direção ao Guincho, sempre no sentido do trânsito, invertendo o sentido da corrida junto ao Farol do Cabo Raso. Os atletas regressam a Cascais pela Av. Rei Humberto II de Itália, Av. Dom Carlos, Alameda Combatentes Grande Guerra, onde seguem até entrar na Av. Marginal, seguindo em direção a Lisboa, estando trânsito condicionado até ao Terreiro do Paço, local onde termina a prova. O trânsito será reaberto gradualmente ao longo do percurso após passagem dos atletas e limpeza.