7 de junho: Cascais em festa para celebrar 650 anos | Mega concerto na Baía às 22h00 com entrada livre

Datas extraordinárias devem ser acompanhadas de iniciativas extraordinárias. Quando Cascais se encontra a comemorar os 650 anos de elevação a Vila, a Câmara Municipal de Cascais quer proporcionar a todos um dia irrepetível: 7 de Junho, dia do Munícipio. MEGA CONCERTO com ENTRADA LIVRE NA BAÍA, reabertura da Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, Festival Muraliza, Teatro de Rua, são inúmeras actividades que vão por cascalenses (e não só) a (re)descobrir Cascais. VEJA AQUI O PROGRAMA!

Logo de manhã, o Dia do Município arranca com a reabertura da Fortaleza da Nossa Senhora da Luz. Encerrada durante décadas, reabre agora ao público este imóvel de interesse público, unanimemente considerado um dos mais relevantes patrimónios edificados em Cascais.

Pouco depois através do Festival Muraliza, no Centro da Vila de Cascais, o desafio é descobrir a pintura de murais de grande e média dimensão onde a temática trabalhada é CASCAIS. Às 18h30 o teatro sai à rua para recriar a entrega da Carta da Vila.

Mas o grande momento, o ponto alto, é o mega concerto às 22h00 na Baía de Cascais.

São 170 convidados de gala e cantar os parabéns a Cascais. Actuam no palco mais próximo do Atlântico grandes vozes de Cascais. Pela primeira vez e num concerto inédito e irrepetível, Ana Moura, Fernando Cunha, Heber Marques, João Gil, Miguel Ângelo, Mikkel Solnado, Olavo Bilac, Paulo de Carvalho, Pedro Vaz, Tiago Bettencourt e Tozé Brito. E ainda a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e vários grupos corais. No final, a Câmara Municipal de Cascais querem milhares de vozes a cantar os parabéns a Cascais. ENTRADA LIVRE.

COMEMORAÇÕES ANIVERSÁRIO DA VILA DE CASCAIS | SEMANA DO MUNICÍPIO 7 - 15 JUNHO

7JUN
10h00 MISSA EVOCATIVA DO 650º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE CASCAIS A VILA
Capela Nossa Senhora da Vitória na Cidadela de Cascais

11h00 VISITA À FORTALEZA NOSSA SENHORA DA LUZ
Cidadela de Cascais
Encerrada durante décadas, reabre ao público. Imóvel de interesse público e unanimemente considerado um dos mais relevantes patrimónios edificados em Cascais, a Fortaleza estará, a partir de dia 7 de junho, aberta à população pelo período de um ano. Congénere das Torres de Belém e da Caparica, a Torre de Santo António, na génese de todo o conjunto fortificado da Cidadela, foi mandada construir por D. João II em 1488.

12h00 INAUGURAÇÃO DO PERCURSO DO FESTIVAL MURALIZA
Centro da Vila de Cascais
Pintura de murais de grande e média dimensão onde a temática trabalhada é CASCAIS.
Durante os 7 dias do festival, será possível acompanhar, a par e passo, o trabalho de MÁRIO BELÉM, NOMEN, ARRAIANO, EXAS, YOUTH ONE e ADD FUEL, um total de 6 intervenções, que concentradas no centro da Vila, irão originar um CIRCUITO DE ARTE MURAL.

15h00 ENTREGA DE PRÉMIOS DO CONCURSO DE BD - ESCOLAS
Museu do Mar – Rei D. Carlos

16h00 INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO MEMÓRIAS VIVIDAS
Museu do Mar – Rei D. Carlos

17h00 LANÇAMENTO DE POSTAL COMEMORATIVO
Salão Nobre dos Paços do Concelho

17h30 LANÇAMENTO DA EDIÇÃO “CASCAIS: TERRITÓRIO, HISTÓRIA E MEMÓRIA”
Salão Nobre dos Paços do Concelho

18h30 TEATRO DE RUA: A ENTREGA DA CARTA DE VILA

22h00 MEGA CONCERTO NA BAÍA DE CASCAIS
Venha juntar a sua voz aos 170 convidados de gala e cantar os parabéns a Cascais
ANA MOURA, FERNANDO CUNHA, HEBER MARQUES, JOÃO GIL, MIGUEL ÂNGELO,MIKKEL SOLNADO, OLAVO BILAC, PAULO DE CARVALHO, PEDRO VAZ, TIAGO BETTENCOURT, TOZÉ BRITO, BIG BAND CASCAIS, ORQUESTRA DE CÂMARA CASCAIS E OEIRAS, CORO Nª SRA. DOS REMÉDIOS, CORAL INFANTIL DE CARCAVELOS, CORO JUVENIL DE CARCAVELOS, VOCAL DA CAPO, CORO ESSA, CORO DE CÂMARA DE CASCAIS, CORAL VOZES DO ESTORIL

8 JUN

12h00 INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO ITINERANTE CASCAIS: 650 ANOS DE HISTÓRIA
CascaiShopping

18h00 ANIMAÇÃO CULTURAL COM GRUPOS DO CONCELHO

21h30 TERTULIA VIOLA TRIO BLUES NIGHT
Viagem pelo universo Blues

9 JUN

18h00 ANIMAÇÃO CULTURAL COM GRUPOS DO CONCELHO

21h00 ESCOLA DE DANÇA ANA MANGERICÃO

21h30 FADO COM VISTA PARA A BAÍA
Noite de Fado com a NOVA geração a preservar as origens

10 JUN
10h00 DIA DE PORTUGAL

18h00 DESPIQUE DE COROS
CORO DE CÂMARA DE CASCAIS E O GRUPO CORAL ESTRELAS DO GUADIANA

21h30 ROCK RENDEZ VOUS PORTUGAL NIGHT
Noite de música Portuguesa

11 JUN
18h00  ENSEMBLE DE SOPROS JAM SESSION

21h30  GIANT STEPS - JAZZ NIGHT
Quarteto de jazz interpreta standards com uma abordagem moderna

12JUN
18h00 ARRAIAL DE SANTO ANTÓNIO
Mercado da Vila

13JUN
17h00 MARCHAS POPULARES
Baía da Cascais

18h00 ARRAIAL DE SANTO ANTÓNIO
Mercado da Vila

21h00 ERP (COM BILHETEIRA)
Hipódromo Manuel Possolo
Kim Wilde, Rick Astley, Bananarama, Billy Ocean, Lena d'Água e tributo a Barry White constituem o cartaz da 3ª Edição, abrindo a época dos Festivais de Verão.

14JUN
18h00 PANO CRU
Praça 5 de Outubro

21h00  ERP (COM BILHETEIRA)