Alcabideche: Uma freguesia virada para o futuro | Comemoração do 174º Aniversário

Alcabideche comemorou, a 22 de janeiro, 174 anos de história, mas, não foi só do passado que se falou na sessão solene que teve lugar na Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra. Esta foi uma festa que homenageou os homens e mulheres empenhados em tornar esta freguesia um lugar ainda melhor para se viver e trabalhar.

veja a nossa reportagem em video AQUI

A segunda maior do concelho em termos populacionais e a primeira em área geográfica, a freguesia que tem por patrono São Vicente é detentora de importantes equipamentos e revela um enorme potencial de crescimento e de atração do investimento privado.

Foi esta a tónica dos discursos do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Carreiras, do Presidente da Assembleia de Freguesia, Fernando Teixeira Lopes e do Presidente da Junta de Freguesia, Rui Costa. Antes, personalidades da freguesia, que se destacaram nas áreas da educação, honra, desporto e cultura, receberam medalhas de mérito.
A capacidade da comunidade para ultrapassar os desafios do presente foi destacado por Carlos Carreiras que referiu “após as fases de infraestruturação do território e da construção de equipamentos, chegou a fase do software, ou seja, da partilha das competências e talentos de homens e mulheres empenhados em atrair novas oportunidades, investimento e desenvolvimento turístico para Alcabideche”.

O Autódromo do Estoril, cujas negociações com a administração central para a passagem do equipamento para domínio municipal estão adiantadas, assim como a requalificação das instalações da Altamira (junto ao DNA – Cascais) com capital privado para a construção de um cluster ligados a materiais compósitos/carbono, foram os exemplos apresentados pelo Presidente da Câmara de Cascais para evidenciar o potencial de desenvolvimento de Alcabideche.

E como o dia foi de festa, não faltou a música dos alunos da Escola de Música Michel Giacometti, do Coro Christus Ensemble e da Orquestra Ligeira da Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra. Esta última abrilhantou o serão com animados temas que antecederam aquele que é sempre um dos pontos altos de qualquer aniversário: as vozes em uníssono dos presentes a cantar os parabéns e a soprar as velas do tradicional bolo de aniversário.