CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Alexandra Hedison no Centro Cultural de Cascais

Foi como atriz de cinema e televisão que ficou conhecida do grande público, no entanto a paixão pela fotografia foi mais forte e fez de Alexandra Hedison uma prestigiada artista plástica. "Everybody knows this is nowhere” é a sua última exposição, a primeira em Portugal, patente no Centro Cultural de Cascais. A inauguração contou com a presença da artista e de Jodie Foster. Para ver até 8 de janeiro 2017.

O Centro Cultural de Cascais quer dar a conhecer uma outra faceta de Alexandra Hedison. Trata-se de um tributo, tanto à película quanto à importância da memória, num trabalho de fotografia documental sobre a ideia de narrativa mutável - reflexo da história pessoal da artista, da sua memória e da própria essência do tempo e mutabilidade de um lugar.

Alexandra Hedison foi atriz de cinema e televisão nos Estados Unidos da América durante mais de 15 anos. O fascínio pela fotografia veio a relevar-se mais forte e é, hoje, uma reconhecida artista plástica, com um portfólio exibido internacionalmente.

Uma máquina fotográfica Contax T2 fez com que Alexandra Hedison se dedicasse a explorar a imagem estática e em 2002 a Rose Gallery, em Santa Mónica, Califórnia, exibiu a primeira série de fotografias da artista.

Longe de se aproximar do ideário da fotografia americana de retrato ou representação dos movimentos sociais, Hedison tem vindo a criar a sua própria linguagem. Os temas que explora repercutem-se, em cada imagem, no encontro direto entre o indivíduo e a imensidão da paisagem, tanto arquitetónica quanto natural. Ambientes comuns, detalhes geométricos e diagonais que se intersetam, criando uma composição expressiva, tanto visual quanto subliminar.

O exercício de fotografar e de criar imagens também se insere numa narrativa própria da artista. A película e os grandes formatos analógicos são um recurso, embora também utilize a máquina digital.

Alexandra Hedison prefere trabalhar o enquadramento da fotografia, em vez de alterar a sua composição, ou seja, não recorre à pós-produção.

A sua linguagem é, portanto, criada por meio de uma disciplina técnica que se estabelece no momento em que capta a imagem. O tempo, a repetição, a observação, o enquadramento e o momento efémero em que a fotografia se regista na película fazem parte de uma narrativa ou da ideia de storytelling.

 

Reconstruir a memória

Em criança, debaixo da casa de praia dos pais, Alexandra Hedison observava o vaivém das ondas, a contemplação e o confronto com a paisagem tão dramaticamente mutável de Malibu.

Passados muitos anos, Alexandra Hedison rumou a Malibu em diferentes estações do ano, levando consigo as máquinas fotográficas. Durante quatro anos, aguardava pelos momentos em que a natureza e a arquitetura do lugar traziam vividas imagens e memórias.

Aproveitando as estações, as tempestades de inverno, os ciclos das marés que alteram a configuração das areias, e registando o efémero repetidamente, Hedison compôs a exposição Everybody Knows This is Nowhere, reminiscências de paisagens que essencialmente nunca permanecem iguais, tal como as memórias que se reavivam nunca voltam com o mesmo impulso.

As fotografias que o Centro Cultural de Cascais expõe refletem o expressionismo e o traço contemporâneo da artista. Mapeiam não só uma geografia, mas também uma geometria que emerge da composição da natureza e da arquitetura daquele lugar. Tanto representam os ciclos de mudança da natureza como o percurso da memória sempre transitável. São imagens simultaneamente vívidas e abstratas, subjugando a paisagem a cores e composições surreais, camadas que se sobrepõem, mais ou menos visíveis, e que no processo de repetição se tornam a própria memória.

Como resultado, a combinação entre a técnica e a temporalidade convida o espetador a ler a narrativa da história de um lugar, porque as próprias imagens têm um tempo de existência que se desloca ao longo das estações dos anos em que a fotógrafa as realizou.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0