Final do Concurso Escolas Empreendedoras de Cascais 2015

O primeiro lugar do 9º Concurso de Escolas Empreendedoras 2015 da DNA Cascais foi para o projeto “Stand By”, do agrupamento de Escolas IBN Mucana. Um projeto que visa a criação de uma pulseira que para auxiliar pessoas invisuais em diversas tarefas quotidianas, como um simples atravessar de rua. “HO3” e “Your Voice”, ambos do Agrupamento de Escolas Fernando Lopes Graça, Parede, foram os dois projetos que preencheram o segundo e o terceiro lugar do pódio, respetivamente, com o Prémio Microsoft.
A final do do 9.º Concurso Escolas Empreendedoras (CEE) decorreu no Auditório da Senhora da Boa Nova, no Estoril, dia 30 de maio, com a apresentação dos projetos finalistas desta competição de empreendedorismo escolar.

Promovido pela Câmara Municipal de Cascais, através da agência municipal DNA Cascais, o concurso recebeu 196 candidaturas, num total de 784 alunos. À final chegam agora 12 equipas de sete escolas do ensino básico, secundário e profissional do concelho.Nesta edição do Concurso Escolas Empreendedoras (CEE) foram submetidas 196 candidaturas, maioritariamente pelas escolas: Agrupamento de Escolas IBN Mucana, Agrupamento de Escolas Fernando Lopes Graça, Escola Profissional Val do Rio, Agrupamento de Escolas da Cidadela de Cascais e Agrupamento de Escolas de Carcavelos.

Das 196 foram escolhidas 33 para uma semifinal e desta foram apurados 12 ideias finalistas, com base na capacidade de apresentação da ideia e da capacidade expositiva do negócio, associado ao grau de inovação do mesmo.

A equipa vencedora do CEE será distinguida com uma “Missão a um Centro de Inovação e Empreendedorismo”, assim como o 2º e 3º lugar irá ser agraciado pelo prémio atribuído pelo parceiro desta iniciativa – Microsoft.

Sobre o CEE | O CEE é um concurso de ideias de negócio para alunos, desafiando-os a criar um projeto e o respetivo plano de negócios. Desta forma, os alunos colocam em prática os conhecimentos sobre empreendedorismo adquiridos no âmbito do programa “Escolas Empreendedoras”, que decorre anualmente nos estabelecimentos de ensino do concelho, destinado a fomentar o espírito empreendedor entre os alunos.