Aplicação fixCascais escolhida para representar Portugal em Prémio da ONU

A fixCascais é uma das aplicações selecionadas para representar Portugal no World Summit Awards (WSA) 2015. A fixCascais, que tem por objectivo promover a cidadania participativa, vai integrar esta iniciativa única liderada pelas Nações Unidas que visa premiar os conteúdos digitais mais inovadores e com impacto global.
O World Summit Award 2015 (www.wsis-award.org) é uma iniciativa mundial que abrange mais de 178 países e visa premiar as melhores soluções criativas digitais - uma webpage, um conteúdo offline, uma app móvel, um jogo ou uma produção interativa – que utilize tecnologias com impacto na sociedade.
Em Portugal, um júri liderado pelo perito nacional do World Summit Awards, Roberto Carneiro, analisou as mais de 20 candidaturas apresentadas, tendo selecionado sete projetos nacionais, entre os quais a fixCascais.
A fixCascais integra-se numa política de cidadania responsável em que cada cidadão, residente ou visitante, é convidado a ajudar a Câmara Municipal de Cascais a melhorar o seu território. Esta aplicação permite reportar diferentes tipos de situações em espaços públicos: calçada danificada, sinalização de trânsito mal colocada ou avariada, necessidade de limpeza de rua, etc. Para além da participação de ocorrências no espaço público dentro do território do concelho de Cascais, a aplicação permite ainda a subscrição de alertas para avisos e pesquisá-los por localização geográfica.
A fixCascais, juntamente com as outras seis aplicações nacionais selecionadas, será avaliada por um júri online composto por peritos internacionais, que irá fazer uma pré-seleção dos melhores 15 a 18 projetos em cada uma das oito categorias a concurso, numa shortlist de excelência mundial. Os projetos desta shortlist serão de seguida analisados por um grande júri (em outubro), que selecionará os projetos que passam à última eliminatória, num total de cinco por categoria.
Na última fase do WSA 2015, os 40 vencedores selecionados terão oportunidade de se apresentar no WSA Global Congress, em Singapura, no início de 2016, onde um Global Champion Jury nomeará um Global Champion por cada uma das categorias.
O World Summit Award realiza-se de dois em dois anos, alternadamente com o World Summit Award mobile, que visa selecionar e distinguir aplicações móveis inovadoras que promovam a difusão de conhecimento. Portugal tem somado prémios em todas as edições realizadas.
Para aceder à fixCascais | Pode fazer-se o download na appstore, ou na play.store.
A aplicação é gratuita. A versão web, computador e tablet, está disponível em http://fixcascais.cm-cascais.pt/