Apresentação pública das atas do II Congresso dos Mares da Lusofonia | 26 de novembro | 18h30 | Museu do Mar

O Museu do Mar acolhe, dia 26 de novembro, às 18h30 a apresentação pública das atas do II Congresso dos Mares da Lusofonia. Realizado em 2010, o congresso contou com a participação de oradores de relevo do universo lusófono, abordando as várias dimensões da estratégia do mar seguida pelos países lusófonos. Editadas em livro sob a chancela da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, as atas do congresso são agora tornadas públicas.

O evento conta com a participação de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Van Udem, presidente do Instituto dos Mares da Lusofonia e do Embaixador Murade Murardjy, Secretário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Organizado em outubro de 2010 pela Fundação D. Manuel II, o II Congresso dos Mares da Lusofonia contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e ainda com o patrocínio de D. Duarte de Bragança. Através da abordagem dos diferentes trazidos a debate, pretendeu-se desenvolver uma reflexão acerca da importância dos mares e das respetivas plataformas continentais na vertente estratégica, de segurança, jurídica, ambiental, científica, tecnológica e económica.

Tratou-se da segunda edição destas jornadas dedicadas a D. Carlos em que participaram Almirante Nuno Viera Matias, o Prof. Dr. Rui Ramos (orador convidado) e, como moderadores, os Professores Carvalho Rodrigues, Marques Guedes, Almeida Ribeiro, Vidal de Abreu e Poças Esteves.

Realizado de dois em dois anos Congresso dos Mares da Lusofonia nasceu em 2008, em Lisboa, envolvendo diversos países lusófonos e tendo por objetivo contribuir para o alargamento e a divulgação dos conhecimentos científicos relativos ao uso dos espaços marítimos, bem como encontrar áreas comuns de cooperação que potenciem o desenvolvimento das economias do mar dos diversos países de expressão portuguesa.

Decorreu, entretanto, em maio deste ano, no Rio de Janeiro, o III Congresso dos Mares da Lusofonia / Jornadas D. Carlos, intitulado "No Mar, o futuro das Nações Lusíadas". A além do tema “Amazónia Azul" abordado na conferência de abertura, o encontro integrou seis painéis temáticos: "A importância do Atlântico Sul", "Aspetos Jurídicos", "O Mar como fonte de riqueza I", "O Mar como fonte de riqueza II", "A Segurança no Mar" e "A Lusofonia e o Mar como espaço de cooperação". O encerramento esteve a cargo do Prof. Dr. Adriano Moreira, com a Conferência "O Mar e a Lusofonia”.