As árvores da vida de José António Gonçalves | "PERPETUAR - Árvore.Arte"

Animais, instrumentos musicais, flores e tantas outras figuras. Tudo peças em madeira, apresentadas na exposição " Perpetuar - Árvore.Arte", de José António Gonçalves. Integrada na Semana do Ambiente, a mostra, inaugurada este sábado,12 de março, no antigo edifício dos bombeiros, junto aos Paços do concelho, expressa através da arte de trabalhar a madeira a fé, dor, experiência, gostos e vitórias do artista.

Trabalhador na Câmara Municipal de Cascais, na área da DGEV – Departamento de Gestão da Estrutura Verde, José António Gonçalves aproveita os tempos livres para pôr em prática alguns dos seus vários talentos.

Sem nenhum passado na família ligado a esta arte, o escultor viu nos bonecos de madeira um escape para responder aos desafios que a vida lhe ia propondo.

“Há uma parte que transmite um bocado da minha vida. E eu tento expressar na madeira aquilo que sinto”, contou.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima, um veado, a escada da vida e até bandolins são alguns dos trabalhos que José António apresenta nesta exposição patente até dia 31 de março.

“Adoro a natureza, o mar, acredito em algo superior a nós. A natureza e a música a mim dizem-me muito, é algo muito superior, o que me transmite fé e levar o lado positivo da vida”, esclareceu.

Para Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais esta exposição serve também para “relevar o quanto bons profissionais a autarquia tem. Estamos a honrar o funcionário público, o trabalhador da câmara que, para além, da sua atividade profissional que o faz com grande competência, com grande entrega e com grande dedicação tem também outros talentos para partilhar connosco”.

Esta é uma das várias atividades que vão decorrer até segunda-feira, 31 de março, no âmbito da Semana do Ambiente 2016, onde todos os munícipes são convidados a participar e a envolverem-se neste esforço que deve ser coletivo, em salvaguarda dos valores ambientais.