Atividades para toda a família no fim de semana em Cascais

Este fim de semana não pode perder a visita guiada aos burros lanudos, o passeio de reconhecimento de plantas e árvores medicinais, as atividades de arborismo, o Tai-Chi em pleno Parque Marechal Carmona e outras atividades que lhe vão proporcionar momentos únicos de lazer.
As atividades no concelho são gratuitas ou de baixo custo. Várias associações desportivas do concelho, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais oferecem diversas atividades, de baixo custo ou gratuitas, para os munícipes. Os interessados pelas atividades deverão consultar o site da Câmara Municipal de Cascais, aqui, para conhecer as necessidades em termos de inscrições, vagas existentes e condições de participação.
Entre os cuidados está o uso de roupas adequadas à modalidade. Relativamente à participação de menores de idade é necessário a presença ou autorização escrita do tutor legal do menor.

Sábado, 21 de fevereiro
Rugby
Com o objetivo de promover a iniciação ao rugby esta atividade destina-se a crianças dos 6 aos 10 anos.
Organização: Grupo Dramático e Sportivo de Cascais
Local: Parque Marechal Carmona (Cascais) e Parque Urbano de Outeiro de Polima (Outeiro de Polima)
Horário: 10.30h às 11.30
Custo: Gratuito
Inscrição: Não é necessário

Visita guiada - Os Burros Lanudos da Quinta do Pisão
Venha conhecer os burros lanudos da Quinta do Pisão, uma espécie que se encontra em vias de extinção, num passeio didático para toda a família.
Local: Quinta do Pisão | Parque Natural Sintra-Cascais
Horário: Sábado das 10h às 12h00
Participação: 10€ (Crianças dos 3 aos 13 anos - Para os acompanhantes adultos a participação é gratuita)
Ponto de encontro: Parque de estacionamento da Quinta do Pisão
Inscrições: Pode inscrever-se neste formulário
Mais informações: atividadesnatureza@cascaisambiente.pt / 214 604 230

Visita guiada à Zona de Interesse Biofísico das Avencas para famílias
A Zona Interdital da Praia das Avencas situa-se dentro do concelho de Cascais e classificada como Zona de Interesse Biofísico das Avencas (ZIBA). As visitas guiadas à ZIBA visam divulgar a classificação deste território e alertar a população para as atividades proibidas e condicionadas nesta área protegida.
Local de encontro: Praia da Parede (junto ao parque de estacionamento)
Horário: 9h às 13h (o horário está sujeito a alterações. Variando de acordo com a ocorrência da baixa-mar)
Participação: 6€ | gratuito para crianças até 3 anos
Inscrições: Pode increver-se neste formulário
Todas as inscrições devem ser efectuadas até às 12h do ultimo dia útil que antecede a atividade.
Mais informações: atividadesnatureza@cascaisambiente.pt | 214 604 230

Passeio interpretativo pela Quinta do Pisão
Este passeio pretende desafiá-lo a aventurar-se pelos caminhos do Pisão. Propomos que explore esta área menos conhecida do Parque Natural de Sintra-Cascais mas repleta de valores naturais de grande importância.
Participação: 6€
Local: Entrada principal da Quinta do Pisão - Parque Natureza
Inscrições: Pode increver-se neste formulário

Nos bastidores do Museu
O objetivo desta visita é proporcionar o conhecimento das reservas do museu e respetivo acervo museológico. Vai ser possível conhecer obras que não se encontram expostas no museu, devido às regras preventivas e de conservação das peças.
Propomos um outro olhar do museu: o lado museológico por norma resguardado do público.
Local: Museu do Mar Rei D. Carlos
Inscrições: museumar@cm-cascais.pt | 214 815 955

Domingo, 22 de fevereiro
Arborismo
Organizado pela Pedaços de Aventura, esta atividade permite dar a conhecer os circuitos de arborismo existente no parque palmela.
Local: Parque Palmela
Horário: 10.30h às 16.30h (duração da realização do circuito é de 40m)
Custo: 4€ Circuito azul | 6€ circuito vermelho
Inscrição: reservas@pedacosdeaventura.com | TLM: 91 242 61 18

Tai-Chi no Parque
Em pleno parque Marechal Carmona esta atividade promove os princípios e a filosofia do Tai Chi.
Organização: ArteMove Academia de Artes
Local: Parque Marechal Carmona, no relvado junto ao lago.
Custo: Gratuito
Inscrição: Não é necessário.

Passeio de reconhecimento de plantas e árvores medicinais
Aventure-se neste passeio e conheça as plantas e árvores medicinais que existem na quinta do Pisão.
Formador: Fernanda Botelho
Local: Quinta do Pisão – Parque de Natureza
Participação: 5€
Nota: Participantes: min.8 – máx.25
Inscrições e informações: atividadesnatureza@cascaisambiente.pt |  tel: 21 460 42 30

Roteiro do Património - Associações Históricas do Concelho de Cascais
Esta visita inserida no programa dos Roteiros do Património Concelhio será dedicada à história de algumas das mais antigas associações do concelho, nomeadamente as que têm vindo a depositar os arquivos no Arquivo Histórico Municipal de Cascais, no âmbito do Programa de Recuperação de Arquivos e Documentos de Interesse Municipal, com vista a tratamento, preservação e difusão.
Visita guiada por: João Miguel Henriques e Maria Conceição Santos
Ponto de encontro: Edifício dos Paços de Concelho
Horário: Das 10h00 às 13h00
Inscrições: Tel. 214 815 323
Nota: Deslocação em autocarro

Informamos que todas as atividades estão sujeitas a alterações, se assim se justificar, em função do estado do tempo. Agradecemos a confirmação junto das entidades promotoras.