Biblioteca de Anrique Paço d'Arcos doada a Cascais

Numa cerimónia que reuniu dezenas de pessoas na Biblioteca da Casa da Horta da Quinta de Santa Clara (CHQSC), foi oficializada a doação da biblioteca de Anrique Paço d'Arcos à Câmara Municipal de Cascais com a inauguração, neste espaço, do auditório homónimo. O "poeta do silêncio" será novamente homenageado dia 11, às 16h00, na sessão "A Poesia da Saudade" que se realiza na Biblioteca da CHQSC.
Reunido pelo escritor ao longo de uma vida dedicada em grande parte à poesia, o acervo com cerca de sete mil exemplares que compõe a Biblioteca de Anrique Paço d’Arcos foi doado à Câmara Municipal de Cascais pela Fundação Paço d'Arcos.

Colocando a obra ao alcance de todos e prestando homenagem a Anrique Paço d’Arcos que escolheu Cascais para celebrar matrimónio fazendo da Vila seu destino de férias habitual, o município dedicou-lhe um auditório-biblioteca no seio da Biblioteca Municipal da Casa da Horta da Quinta de Santa Clara. Neste espaço figura agora também um banco de pedra com um poema de Anrique Paço d'Arcos.

À cerimónia de inauguração, seguiu-se a conferência “A Biblioteca”, uma mesa-redonda sobre “Histórias de Família” e poemas de Anrique e de Henrique Paço d'Arcos cantados pela neta e bisneta Leonor Correia da Silva Zwack e musicados pelo bisneto e trisneto Francisco Bivar de Azevedo.

A homenagem prossegue dia 11 de julho, a partir das 16h00, com a mesa-redonda “A Poesia da Saudade: Anrique Paço d’Arcos e o seu tempo”, que conta com a presença de José Carlos Seabra Pereira, António Cândido Franco, José Rui Teixeira e Nuno Júdice.

Nesse mesmo dia realiza-se um recital de poesia “A Poesia da Saudade” – Isabel Corrêa da Silva, António Caldeira Pires e Rosinda Carvalho e Henrique Paço d’Arcos dizem poemas de Teixeira de Pascoaes, Mário Beirão, Camilo Pessanha, Anrique Paço d’Arcos, Guilherme de Faria, António Correia d’Oliveira e Joaquim Paço d’Arcos.