Bolsas sociais para a integração de crianças em creches da rede privada

Pelo quarto ano consecutivo a Câmara Municipal de Cascais e as Juntas de Freguesia do concelho assinaram o protocolo de bolsas sociais para a integração de crianças em creches da rede privada.

A assinatura do protocolo relativo ao ano letivo 2015/16 decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cascais na presença de representantes de vários estabelecimentos de ensino envolvidos, de Carlos Carreiras, presidente da CMC e de Frederico Pinho de Almeida, vereador da Ação Social da CMC.

Com menos quatro creches aderentes ao protocolo, Cascais vai no próximo ano letivo disponibilizar mais vagas que no ano anterior.
O investimento municipal será de 100.000€, que permite atribuir 71 bolsas, de um total de 142 candidaturas, em 17 creches aderentes do concelho.

Considerando este protocolo de bolsas sociais para a integração de crianças em creches da rede privada "um encontro de vontades", Frederico Pinho de Almeida, vereador da CMC, explica que "havia creches da rede privada com vagas e havia familias necessitadas. Com este apoio colmatam-se as vagas existentes na rede privada e dá-se resposta às famílias de baixos recursos, que não conseguem encontrar resposta nas creches da rede solidária do concelho de Cascais".

Promovido pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho de Cascais, e contando com a colaboração de creches da rede privada, este protocolo decorre pelo 4º ano consecutivo, e de forma inedita no país.

Estas Bolsas destinam-se a apoiar agregados familiares de baixos recursos financeiros a poder inscrever crianças em creches da rede privada da sua área de residência que tenham aderido a esta iniciativa. Os valores das Bolsas Sociais são diferenciados de acordo com o escalão do Abono de Família dos respetivos agregados, assumindo os seguintes valores mensais.

Valores das Bolsas Sociais:
Agregado familiar no 1º escalão do Abono de Família: Subsídio mensal no valor até um máximo de 170 €;
Agregado familiar no 2º escalão do Abono de Família: Subsídio mensal no valor até um máximo de 130 €;
Agregado familiar no 3º escalão do Abono de Família: Subsídio mensal no valor até um máximo de 70 €.

A CMC assegura financeiramente as bolsas sociais que são transferidas pelas Juntas de Freguesia às creches aderentes. As Juntas de Freguesia asseguram, para além, disso o processo de recolha e seleção das candidaturas. As creches aderentes disponibilizam-se a garantir lugares de creches com mensalidades solidariamente reduzidas (o valor das mensalidades varia de acordo com as creches, mas não pode exceder o valor de 280€/mês). As famílias que beneficiarem destas bolsas sociais, comprometem-se a pagar o diferencial entre o montante da bolsa e o valor da mensalidade estipulada.

Para mais informação dirija-se à Junta de  Freguesia da sua área de residência.