Borboletas de Cascais em livro | Publicação é lançada no Dia Mundial do Ambiente | 5 de junho | Eco-cabana | 18h30

Amanhã, 5 de junho, a partir das 18h30, na Eco-Cabana, junto à entrada para o Parque Marechal Carmona, em Cascais, é apresentado o livro “As Borboletas de Cascais". Uma edição da Câmara Municipal de Cascais, da autoria de José Pedro Cardoso, que assinala no concelho o Dia Mundial do Ambiente. Durante o dia, realizam-se ainda outras atividades comemorativas por todo o município.

“As borboletas de Cascais” reúne uma mostra das espécies mais emblemáticas dos lepidópteros que vivem no Parque Natural de Sintra-Cascais. Publicado pela Câmara Municipal de Cascais, o livro é da autoria de José Pedro Cardoso e realça a diversidade de fauna e flora existentes no concelho, documentando a forma como as borboletas são um importante indicador de preservação ambiental. A publicação congrega ainda métodos de trabalho e estudo de lepidópteros, sítios de intervenção, um catálogo, uma lista de espécies e uma ficha de campo.

Também dia 5 de junho abrem ao público duas exposições com trabalhos desenvolvidos por alunos do concelho na área da educação ambiental:

• “Kit do Mar” (à entrada do Continente do CascaiShopping) que mostra até 17 de junho projetos escolares relacionados com a defesa e valorização do mar;

• “Escola Mais Ambiente” (no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal) que, até 24 de junho, exibe um conjunto de trabalhos construídos com materiais reciclados.

Sempre envolvida nestas iniciativas, a comunidade escolar do concelho vai participar em diversas atividades que celebram o Dia Mundial do Ambiente , como o 5.º aniversário do Mac – a mascote da Empresa Municipal de Ambiente de Cascais, que decorre no Parque Palmela, a partir das 10h00, além de palestras, jogos pedagógicos e visitas guiadas.