CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Câmara compra Quartel da Parede e antigo hospital ortopédico | 6,5 milhões de euros a pagar em 20 anos

Constituindo um “momento simbólico para o concelho”, passaram dia 29 de julho, para a titularidade do município de Cascais o Quartel da Parede e o antigo Hospital Ortopédico José de Almeida (HOJA), em Carcavelos. Investindo nestes dois imóveis um total de 6,5 milhões de euros, a liquidar em 20 anos, a Câmara Municipal de Cascais avança agora para a criação, no quartel da Parede de um polo de indústrias criativas e, no antigo HOJA, em Carcavelos, de um polo de investigação na área da saúde.
Até aqui na propriedade da Estamo, SA, que sem alternativas para a respetiva utilização, não conseguiu impedir a sua degradação, este património será agora recuperado para “servir a população e criar novos postos de trabalho”. Um compromisso de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que vê com bons olhos “a resolução de um problema que se arrasta há muitos anos”.  
 
“Dá-se aqui início a um novo relacionamento entre a autarquia e a Administração Central de aproveitamento do património que tem ficado sem uso”, salientou Carlos Carreiras. “Este é o primeiro de muitos acordos, sendo que estes dois equipamentos vêm reforçar a nossa aposta em criar uma nova centralidade para a freguesia de Carcavelos-Parede”, acrescentou o autarca. 
 
Recorde-se que também em Carcavelos vai instalar-se, junto à Quinta de São Gonçalo, a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa – conhecida como NOVA SBE. 
 
No antigo hospital, a Câmara Municipal de Cascais pretende instalar um polo de conhecimento ligado à saúde. “O HOJA deu um grande contributo para desenvolver esta região do concelho e gostaria de anunciar em setembro uma parceria para instalar ali uma universidade na área da saúde”, revelou Carlos Carreiras.  
 
No quartel da Parede, paredes meias com a Bataria Antiaérea, “de onde se alcança uma das vistas mais bonitas sobre o concelho de Cascais”, o presidente da Câmara quer instalar um polo de indústrias criativas: “junta-se assim, um espaço de fruição da população – com a criação do museu de artilharia de costa já comprometido com o Exército – com um ponto de captação e desenvolvimento de competências área da criatividade”.
 
Com a celebração das escrituras de compra dos imóveis, a Câmara Municipal de Cascais entregou uma verba de 650.000 euros, 10% do valor global. A diferença será liquidada em prestações semestrais sem juros ao longo dos próximos 20 anos, compromisso “perfeitamente comportável pelo orçamento municipal e que vai permitir ter um retorno muito superior àquele que vamos ser chamados a pagar “.
 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0