Câmara de Cascais congratula-se com integração do Cante Alentejano na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade

A Câmara Municipal de Cascais vem saudar vivamente a integração do Cante Alentejano na LISTA REPRESENTATIVA DO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE.

A Câmara Municipal de Cascais felicita igualmente a Câmara Municipal de Serpa/Casa do Cante e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo que, em boa hora, promoveram esta candidatura, bem reveladora da grande riqueza do Património Cultural Imaterial Português. Uma congratulação muito particular ao Grupo Coral Estrelas do Guadiana de Tires, ilustre representante do Cante Alentejano no nosso concelho e no mundo.

A Câmara Municipal de Cascais que apoiou o Cante Alentejano, desde o primeiro momento, através do Museu da Música Portuguesa-Casa Verdades de Faria, tem também, frequentemente, desenvolvido outras iniciativas reveladoras da importância que atribui a tão singular expressão cultural intangível, e de que poderemos destacar a mais recente, a Exposição MICHEL GIACOMETTI E O CANTE, inaugurada no passado dia 7, que contou com a atuação do Grupo Coral «Estrelas do Guadiana» (radicado em Tires, desde 1975), sem  esquecer a produção de um filme intitulado «Lá Longe», realizado por David Mira, que pretende ser «um registo documental sobre os detentores desta tradição, suas práticas e significados ligados a um passado que incessantemente se recria», mostrando bem que o Cante Alentejano, «enquanto património vivo, faz parte da cultura imaterial de Cascais».

O Cante hoje, como sabemos, não se encontra unicamente na região do Alentejo. Dada a imigração maciça ocorrida durante décadas, o contacto com esta original manifestação cultural tradicional terá agora de se fazer identicamente noutras regiões do país onde se encontram radicados os lídimos intérpretes e guardiões deste precioso património imaterial.

Cascais foi, nesse contexto, um destino privilegiado de muitos alentejanos que no nosso território construíram o seu projeto de felicidade. A identidade de Cascais é, por mais improvável que à primeira vista pudesse parecer, fortemente marcada pela presença alentejana. O Cante é um traço da nossa portugalidade que une as margens do Atlântico de Cascais às planícies do Alentejo.

Presenciar em Cascais uma actuação do Grupo Coral «Estrelas do Guadiana», é desfrutar de um privilégio único, por se tratar de um dos mais conhecidos e qualificados representantes do Cante Alentejano.

Por último, fazemos votos para que a «Arte Chocalheira» (um ofício em perigo de extinção), cuja candidatura foi aceite pela UNESCO, em Março deste ano, possa vir a obter idêntico sucesso em 2015, abrindo, com isso, novas e mais favoráveis perspectivas para a salvaguarda do diversificado Património Cultural Imaterial de Portugal, de que o Fado, a Dieta Mediterrânica e o Cante Alentejano constituem já, a nível internacional, alguns dos seus mais notáveis exemplos.

Cascais, 26 de Novembro de 2014

Carlos Carreiras