Câmara de Cascais reconhecida com Prémio Viver em Igualdade

Cascais recebeu esta tarde o Prémio Viver em Igualdade atribuído pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Um reconhecimento pelas boas práticas do município. A cerimónia teve lugar esta tarde, no Museu da Cidade, em Lisboa.

Iniciativa  bianual promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG),  o prémio Viver em Igualdade dá ênfase e divulga as boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, tanto na sua organização como no funcionamento e atividades por si desenvolvidas. ”São de louvar as autarquias que tomam a missão da igualdade de género a peito e a aplicam nos seus territórios”, destaca Fátima Duarte, presidente da Comissão Cidadania e Igualdade de Género, deixando um repto: “que todas elas sejam um exemplo para as outras autarquias do território nacional”.

“Este prémio deixa-nos evidentemente muito honrados, mas isto aumenta, ainda mais, a nossa responsabilidade e a consciência do que ainda está por fazer”, salientou, por seu lado, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que recebeu o prémio em nome da autarquia.

Na base do reconhecimento por parte da Comissão Cidadania e Igualdade de Género estiveram entre outros aspetos as iniciativas e respetivos montantes de financiamento relacionadas com a conciliação da vida familiar e profissional (SAD; Creches; incluindo as bolsas sociais, CAO; Colónias de Férias para munícipes e para filhos de colaboradores; Transporte Adaptado; Projeto Escola a Tempo Inteiro que inclui várias respostas...).

Também o facto de Cascais dispor de um Regulamento Municipal de acesso à habitação que majora as famílias monoparentais (na sua maioria femininas) e as vítimas de Violência Doméstica para atribuição de fogo foi merecedor de atenção por parte da Comissão que destacou ainda a metodologia seguida por Cascais no que respeita ao Orçamento Participativo. Cascais favorece a participação equilibrada de homens e mulheres nas decisões sobre o orçamento, tendo contribuído para uma participação de 50% de cada um dos sexos.

O trabalho de prevenção na área da mutilação genital feminina com mulheres guineenses emigradas em Cascais e o investimento no combate à violência doméstica são outros dos pontos realçados pelo júri que atribuiu o prémio a Cascais, designadamente o facto de o município financiar dois gabinetes de atendimento a vítimas e promover várias ações como: programa para agressores, edição de materiais sobre violência no namoro para trabalho com escolas e a edição e formação sobre Roteiro de Intervenção em casos de Violência Doméstica para profissionais das organizações locais.

Juntamente com o município de Cascais foram ainda distinguidos os municípios de Abrantes, Odivelas, Santa Maria da Feira, Seixal e Valongo.