Câmara Municipal de Cascais adquire “Residencial Parsi” e prepara vasto plano de regeneração urbana para a Baixa

A Câmara Municipal de Cascais adquiriu hoje o imóvel onde funciona atualmente a “Residencial Parsi”, na Praça 5 de Outubro, junto aos Paços do Concelho, acionando o direito de preferência em reforço da estratégia de dinamização, regeneração e valorização da Baixa de Cascais.

Concretizada a passagem do imóvel para a categoria de património municipal, a Câmara passa a ser proprietária de toda a Praça 5 de Outubro, o que permite prosseguir um ambicioso plano de reforma e regeneração urbana do centro de Cascais, com foco nas pessoas. Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, explica como: “Na Praça 5 de Outubro a Câmara Municipal de Cascais já era proprietária do edifício dos Paços do Concelho, do edifício do Relógio, do antigo Quartel de Bombeiros, bem como, nas imediações, do edifício do Tardoz e do Vidraceiro, onde estão instalados alguns serviços municipais. Acresce a estes imóveis a antiga esquadra da PSP na Rua Afonso Sanches, perpendicular à Praça, que passou também para a posse do município. Neste núcleo urbano, que dentro de algum tempo ficará livre dos serviços da Câmara, vamos ser capazes de promover a regeneração e a revitalização da Baixa de Cascais criando novos polos de alojamento, polos de criatividade, de promoção turística do Concelho e indutores da atividade económica local”.

Ao acionar o Direito de Preferência, a Câmara Municipal de Cascais concretizou a aquisição do imóvel da “Residencial Parsi” por 400 mil euros. Um valor que o presidente da Câmara considera estar “abaixo dos valores de mercado” e que permite, igualmente, sinalizar opções políticas de futuro. “Com esta operação damos um sinal claro: sempre que um imóvel estiver a ser transacionado a valores que consideramos abaixo do praticado pelo mercado, nunca deixaremos de acionar o direito de preferência e de atuar na defesa do interesse público.”