Câmara Municipal de Cascais e Parpública assinam contrato de compra e venda do Autódromo do Estoril

O Município de Cascais e a Parpública - Participações Públicas (SGPS), S.A – formalizaram, dia 6 de agosto, a transação do Autódromo do Estoril pelo valor de 4.921.000 euros após a assinatura do Contrato de Compra e Venda de Ações e de Cessão de Créditos pelo administrador da Parpública, José Manuel Barros, e pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
Com a assinatura deste contrato, a autarquia passa a ter 60 dias para efetuar uma auditoria à CE - Circuito Estoril S.A., a sociedade anónima responsável pela gestão e exploração do Autódromo do Estoril, até aqui detida a 100% pelo Estado Português.
A compra e venda das ações está condicionada, não só ao resultado da auditoria, como também do visto prévio do Tribunal de Contas.

Em setembro, a autarquia ficará assim responsável pela gestão da infraestrutura desportiva cuja visão estratégica poderá contemplar a instalação de um kartódromo e um autódromo virtual, museu de veículos clássicos com integração de oficinas especializadas, uma pista dedicada ao ensino, formação e capacitação em segurança rodoviária e testes de segurança, bem como a criação de um centro de investigação de desenvolvimento da indústria automóvel.

Além destas propostas a autarquia conta também com a parceria da Federação Portuguesa de Automobilismo e a Federação de Motociclismo para futura programação e dimensão desportiva do autódromo.
“Este é o momento de poder voltar a colocar o Autódromo do Estoril como ponto de referência e atratividade, reforçando o conjunto de infraestruturas que temos. Este é único sítio na Europa que tem um conjunto de equipamentos importantes a 25 minutos da capital. Esta é uma peça do puzzle que faltava na oferta do concelho para nos diferenciarmos e criarmos postos de trabalho”, afirmou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Para José Manuel Barros, administrador da Parpública, a aquisição do autódromo por parte do município é muito favorável para o concelho. “A Câmara tem a visão estratégica e os conhecimentos necessários para projetar o Circuito do Estoril”, afirmou, salientando que sobre os projetos para o Circuito “O Moto GP pode voltar ao Estoril, mas para isso aconteça é necessário ter os parceiros certos e a capacidade financeira para voltar a ter uma grande prova desportiva com uma projeção internacional fundamental para o país.”

Inserido no Parque Natural Sintra-Cascais, o Autódromo do Estoril será mais um espaço de referência para Cascais e para Portugal.