Câmara Municipal de Cascais realoja famílias carenciadas | 27 junho | 11h00

A Câmara Municipal de Cascais vai realojar 54 pessoas ao entregar as chaves de 18 casas novas na Várzea de Polima, na freguesia de S. Domingos de Rana, no próximo dia 27 de junho, às 11h00. Estes são os primeiros 18 de um total de 39 novos fogos adquiridos pela autarquia com o objetivo de proporcionar melhor habitação e qualidade de vida a famílias carenciadas.

Será Carlos Carreiras, Presidente da autarquia, a entregar as chaves aos 54 novos inquilinos, 18 famílias, provenientes de diferentes freguesias do concelho e com vários enquadramentos sociais (com dificuldades económicas e/ou sociais).Com o objectivo de garantir uma habitação condigna à população com maiores dificuldades económicas e/ou sociais, a Câmara de Cascais investiu mais de dois milhões de euros (2.239.929€) na compra de 39 fogos, num total de 3 blocos em Várzea de Polima.

Estes 18 agregados familiares agora realojados são os que se encontram melhor posicionados de acordo com Programa Municipal de Habitação Social (PMAHS) e com a tipologia de fogos disponível.
Mais de nove mil pessoas (9.149) carenciadas, correspondendo a 2.246 agregados familiares, têm no contrato de arrendamento com a autarquia a única forma de terem casa. Actualmente a Cascais Envolvente mantém 2.246 contratos activos, em 42 bairros em 6 núcleos dispersos.
O Programa Municipal de Habitação Social (PMHAS) define o regime de acesso à habitação municipal, estabelecendo as condições e os critérios de seleção para o arrendamento em regime de renda apoiada, de acordo com os rendimentos de cada agregado familiar.  A triagem e avaliação de todos os pedidos de habitação social para arrendamento à luz do PMAHS é feita pela Divisão de Intervenção Social (DIIS) da autarquia que articula com a Empresa Municipal Cascais Envolvente.

A Cascais Envolvente tem como missão a gestão patrimonial, financeira e social dos imóveis,  administrando-os e zelando pela sua conservação, cobrando as rendas respetivas e adequando-as às condições económicas e sociais dos seus inquilinos.
A estas pessoas é ainda feito acompanhamento social através da Divisão de Intervenção Social, que disponibiliza 6 gabinetes de atendimento espalhados pelo concelho, instalados nos bairros sociais que dão apoio às respetivas comunidades onde se inserem.
A autarquia não se limita a disponibilizar habitação social: faz a gestão da mesma através da Empresa Municipal Cascais Envolvente, acompanha as alterações socioeconómicas dos inquilinos e respetivos agregados familiares   e desenvolve um conjunto de iniciativas vocacionadas para os jovens e famílias promovidas em parceria com várias entidades visando a integração das famílias nas comunidades e na sociedade civil.