Campanha M@rbis 2015 estuda biodiversidade marinha do concelho

Termina dia 5 de junho a M@rbis 2015, campanha desenvolvida pela EMEPC – Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental. Integrada na Blue Week (Semana Azul) a campanha envolve diversos mergulhos para caraterizar a biodiversidade marinha da zona Lisboa-Oeiras-Cascais, até ao Cabo da Roca.
Com 52 tripulantes, entre os quais se encontram arqueólogos, geólogos, biólogos e estudantes, nacionais e estrangeiros, o Navio de Treino de Mar - Creoula – tem estado fundeado ao largo de Cascais desde 25 de maio para concretizar uma análise meticulosa de habitats e espécies existentes no fundo do mar.

Um conhecimento relevante que permite enriquecer também os estudos desenvolvidos no âmbito do Projeto da Carta Arqueológica Subaquática da Cascais, uma ferramenta de gestão do património subaquático, na qual, desde 2009, têm sido georreferenciados múltiplos sítios arqueológicos e identificados materiais neles recolhidos.

Dia 2 de junho, o NTM Creola recebeu a visita do Secretário de Estado dos Assuntos do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras que puderam avaliar no local o trabalho em curso.

“Esta ação, que conseguiu mobilizar bastantes investigadores e jovens, é fundamental”, salientou Manuel Pinto de Abreu, destacando ainda que “primeiro é importante definir o estado base desta zona, depois é importante saber o que existe aqui e, por último, criar conhecimento para permitir outro tipo de explorações”.

“Aqui pode estar o futuro, inclusive em termos profissionais para os jovens. Há que preservar este património riquíssimo tanto ao nível da fauna e flora como arqueológico”, afirmou Carlos Carreiras, para quem “este projeto vem reforçar o conhecimento sobre este património valioso que é o mar”, indo além do trabalho já desenvolvido pela autarquia.