CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Carcavelos: Mercado inaugurado após obras de requalificação

Após cerca de 2 milhões de investimento, o Mercado de Carcavelos foi inaugurado dia 6 de dezembro, apresentando-se totalmente requalificado, com novas infraestruturas e com uma praça urbana dotada de esplanadas, palco ideal para a realização de eventos permanentes e temporários que envolvam a população. Numa segunda fase o Mercado vai acolher também a famosa “Feira de Carcavelos”. Serão dois em um!

Além da criação de novas infraestruturas, a requalificação estendeu-se ao edifício projetado há 52 anos por Jorge Segurado, tendo representado um investimento total de 1,8 milhões de euros, grande parte suportado pela autarquia e perto de 800 mil pelo fabricante de gelados Santini, que desde setembro de 2012 ali criou um laboratório de produção e a sua mais recente loja. Encarado como projeto-âncora, a instalação da marca de gelados de Cascais veio ao encontro dos objetivos da autarquia que, ao avançar com a obra reconheceu a "necessidade de requalificar toda a zona no extremo da freguesia, dinamizando o mercado e criando novos polos de atividade económica, projeto que mereceu o melhor acolhimento da comunidade e comerciantes".
 

Todo o espaço fronteiro ao mercado foi transformado numa praça urbana (que servirá também de parque de estacionamento exceto nos dias de Feira de Levante) dotada de esplanadas, palco ideal para a realização de manifestações culturais, outras feiras, exposições de escultura, instalações efémeras de design e arte pública, projeção de curtas-metragens e cinema. Ou seja, eventos que envolvam a população, atraiam novos visitantes ao concelho e promovam a criatividade e o investimento. 
 

Às quintas-feiras, esta praça irá receber, em breve, o mercado saloio e, logo que esteja concluída a segunda fase do projeto, será para ali transferida a Feira de Levante (a famosa Feira de Carcavelos) que, na sequência desta intervenção, voltará, a breve trecho, a aproximar-se dos principais equipamentos e da população de Carcavelos, num recinto ordenado e dotado de infraestruturas. Ainda sem data prevista, esta mudança vai permitir libertar o espaço onde a Feira de Carcavelos se realiza há vários anos. 

 

Ao todo são 164 os feirantes contratualizados e estão concebidos em projeto 100 lugares de estacionamento sem recurso a construção, fruto do aproveitamento de dois arruamentos limítrofes à área de intervenção, com uma bolsa de parqueamento na Estrada da Torre (a Este) e reperfilamento da Rua de Eduardo Maria Rodrigues (a Sul). 

 

Com uma área total superior a 20 mil metros quadrados, a intervenção foi assegurada pela empresa municipal Cascais Próxima, sob projeto de arquiteto urbanista João Carlos Branco, responsável pelo gabinete Pluriescala.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0