Cardeal Patriarca Dom Manuel Clemente em Cascais

O Cardeal Patriarca de Lisboa Dom Manuel Clemente esteve no domingo, 12 de fevereiro, na Parede.
O Cardeal Patriarca de Lisboa esteve a 12 de fevereiro, na Parede. "É muito gratificante a visita e o contacto com as comunidades e reparar como neste concelho a vida cristã é uma realidade", disse-nos em entrevista durante mais uma passagem por Cascais: "É sinal de vida das comunidades cristãs e das suas iniciativas".

Pela manhã, Dom Manuel Clemente inaugurou o novo Centro Pastoral do Murtal, onde celebrou uma missa para centenas de munícipes.

Vários anos depois do primeiro projeto, este equipamento social é agora uma realidade. A obra custou cerca de 1 milhão e 500 mil euros, cerca de 50 por cento foi financiado pela Câmara de Cascais. "Começou numa sede dos escuteiros, passou a um centro social e hoje chegámos aqui. É, portanto, um momento de regojizo, de sentirmos orgulho por todos juntos, toda a comunidade, ter conseguido chegar a este novo Centro Pastoral do Murtal", destacou Carlos Carrerias, presidente da Câmara de Cascais durante a inauguração do espaço.

Este novo equipamento social é constituído por salas de apoio social, destinadas a atendimento e acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica, um espaço polivalente aberto à comunidade em geral e a Sede do Agrupamento 1241 dos Escuteiros do Murtal, do Corpo Nacional de Escutas.

Depois do Murtal, o Cardeal Patriarca de Lisboa passou a tarde de domingo no Centro Comunitário da Parede e na sede do agrupamento de escuteiros 71, no Junqueiro (Parede), aqui numa conversa informal com os vários elementos do grupo falou, entre outras curiosidades, sobre como é ser Cardeal Patriarca junto do Papa Francisco. "É muito bom", afirmou.