Carnaval anima milhares de pessoas em Janes e Malveira

O sol a brilhar e a boa disposição foram mais do que suficientes para animar milhares de pessoas que acolheram os corsos carnavalescos em Janes e Malveira da Serra, nesta terça-feira de Carnaval. A Idade Média e as marcas de produtos do dia-a-dia deram o mote aos corsos e aos grupos participantes, na continuação de uma já longa tradição em Cascais.
A Sociedade de Instrução e Recreio de Janes-Malveira, a Sociedade Familiar Recreativa da Malveira da Serra e demais coletividades convidadas deram uma vez mais prova de que a cidadania e o associativismo continuam bem vivos em Cascais. Cerca de quatro centenas de pessoas entre as duas coletividades, grupos e pessoas amigas colaboraram voluntariamente ao longo de dezenas de horas em prolongados serões, para que carros alegóricos, fatos e acessórios ficassem perfeitos para os dias do desfile.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, salientou o esforço de quem com tanto empenho mantém viva esta tradição: "só conseguimos ter esta cor e esta alegria aqui no concelho de Cascais, graças ao empenho das duas Sociedades de Janes e da Malveira e de muitas pessoas que, ano após ano e de forma ininterrupta, desde 1980, trabalham para isso”.

E mesmo que os tempos sejam outros, a dedicação não diminui. “Há décadas atrás éramos mais de uma dezena de costureiras e, por vezes, tínhamos que mudar de sala porque já não cabíamos. Hoje somos duas, até porque as pessoas preferem fazer as coisas em casa”, conta Ermelinda Marau que, desde que se lembra, participa no Carnaval de Janes. Apesar das diferenças, Tia Ermelinda, como é conhecida, continua a falar do Carnaval nesta terra com o mesmo brilho nos olhos que tinha há 70 anos.

Com muitas horas dedicadas à costura, carpintaria e ensaios noite dentro, tudo é feito com boa vontade e espírito coletivo. Joaquim Lourenço, presidente da Sociedade Familiar Recreativa da Malveira da Serra adianta que “são centenas de pessoas que roubam tempo à família para trabalharem na construção dos carros alegóricos e em tudo o mais que envolve os corsos”.

Marta Baleia, da direção da Sociedade de Instrução e Recreio de Janes-Malveira, afirma que “este ano houve um envolvimento de cerca de 300 pessoas em redor dos preparativos desta festa, para tudo culminar em dois grandes momentos: os desfiles de domingo e de terça-feira de Carnaval.”

Sendo o Carnaval de Janes e Malveira um dos mais antigos de Cascais e um dos poucos sobreviventes, é hoje o foco vivo da tradição carnavalesca no concelho, graças ao qual já outras freguesias e coletividades lhe seguem o exemplo. Este ano as associações participantes a convite da Sociedade Familiar Recreativa da Malveira da Serra foram em número superior, assegurou Joaquim Lourenço: "participaram nove grupos provenientes de coletividades do Zambujeiro, Alvide, Malveira e Manique".