Cascais acolhe Semana do Pastel de Bacalhau | De 21 a 27 de abril

Promovida pela Câmara Municipal de Cascais, com a parceria da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a iniciativa visa promover um dos produtos gastronómicos mais enraizados na cultura portuguesa: os bolinhos ou pastéis de bacalhau.

Durante sete dias, mais de 30 restaurantes aderentes à iniciativa municipal vão apresentar menus de pastéis de bacalhau a cinco euros, ou promover a degustação deste petisco por um euro. Durante a semana vai ainda decorrer o concurso “Melhor Pastel de Bacalhau de Cascais” e um “Mercado Fora de horas” que terá lugar no dia 24 no Mercado da Vila, no qual o pastel de bacalhau será rei.

Prato popular, modesto mas muito apreciado nas famílias, restaurantes e adegas portuguesas, bolinhos ou pastéis de bacalhau remontam a meados do século XIX. Apesar disso, a primeira receita oficial data de 1904 e está associada ao livro “Tratado da Cozinha e Copa”, de Carlos Bandeira de Melo, um oficial do Exército português.

Algo indiferentes à origem, muitos são os apreciadores desta especialidade que agora se quer promover em Cascais de 21 a 27 de abril, reforçando o espírito coletivo e de bairro, envolvendo a população e os empresários da restauração dos Centros Urbanos Comercias de Alcabideche, Carcavelos, Cascais, Estoril, Parede e S. D. de Rana na preparação de receitas tradicionais.

A Semana do Pastel de Bacalhau arranca a 21 de abril, às 14h00, na Baía de Cascais que será também palco do programa “Somos Portugal”, da TVI. Numa aula ao vivo, o Chef Vitor Sobral vai dar o mote com a preparação de pastéis de bacalhau, mas também abordando vários aspetos associados ao famoso “pastel”. Para os mais pequenos aprenderem a fazer pastéis de bacalhau, a Academia Petit Chef de Joana Biscaya promove também dia 21, workshops dirigidos a crianças. Haverá ainda várias “tasquinhas” que irão permitir que todos possam apreciar esta iguaria da culinária portuguesa.

Como provar? Durante esta semana vai poder encontrar nos restaurantes aderentes à iniciativa, em Alcabideche, Carcavelos, Cascais, Estoril, Parede e S. domingos de Rana, este prato tradicional da gastronomia portuguesa. Haverá menus com um preço de 5 euros (três pasteis de bacalhau e acompanhamento). Pode ainda optar pela degustação de pastéis de bacalhau a um euro cada duas unidades, ou 1,50 euros dois pastéis e um copo de vinho. A lista de restaurantes estará disponível em breve.

Durante a semana vai estar a decorrer o Concurso: “Melhor Pastel de Bacalhau de Cascais”, que estará aberto à população em geral e à restauração dos Centros Urbanos Comerciais do concelho. As inscrições neste concurso fazem-se por convite ou inscrição espontânea para comercio@dnacascais.pt. O primeiro júri será a sendo que a escolha dos vencedores será feita dia 27 de abril de entre os 18 nomeados pelo público. Após a revelação do vencedor terá lugar uma tertúlia sobre os pastéis de bacalhau, seguida de um jantar de encerramento onde os pastéis de bacalhau têm um papel de destaque.

Dia 24, véspera de feriado haverá ainda lugar para um “Mercado Fora de Horas”, com carácter “petisqueiro”, que terá lugar no Mercado da Vila, entre as 18h00 e as 24h00 e em que os produtos degustados serão, preferencialmente, oriundos das hortas urbanas. Neste mercado o Pastel de Bacalhau é rei e haverá ranchos folclóricos, bandas, DJ’s, workshops, “tasquinhas” e muitos mais.

O júri do concurso avaliará “o melhor Pastel de Bacalhau” atendendo aos ingredientes, sabor, textura e fritura e será constituído por:
Vitor Sobral – O Chef Português, reconhecido internacionalmente, como aquele que interpreta a cozinha portuguesa de forma surpreendente e singular.
Maria de Lourdes Modesto - A mais importante Gastrónoma nacional.
Miguel Gameiro - Músico
Jaime Perez O Chef que coordena os três restaurantes do Monte Rei Golf & Country Club do Algarve

Prémios | O vencedor irá receber 2500 euros em produtos à escolha de entre equipamentos de cozinha ou sala; formação profissional; reformulação da imagem institucional e respetivas aplicações; impressões de cartões e cartas de restaurante; ou produtos alimentares.