Laço Azul Humano no Mercado da Vila | Campanha contra maus tratos na infância e juventude

Cascais associa-se à campanha nacional “Apenas o Coração Pode Bater” promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos de Proteção das Crianças e Jovens, que tem como ponto alto a formação de um Laço Azul humano dia 14 de abril, às 14h00, no Mercado da Vila.

Prevenir os maus tratos a crianças e jovens é o objetivo da campanha nacional ”Apenas o Coração Pode Bater” que decorre durante o mês de abril por todo o país.

Em Cascais, a abertura oficial arrancou no Centro Cultural com a atuação da Orquestra Juvenil do Agrupamento Frei Gonçalo de Azevedo e do Conservatório de Cascais; apresentação do relatório de atividade da CPCJC2015; apresentação de boas práticas pela Equipa Multidisciplinar Agrup. Frei Gonçalo Azevedo e pelo SPO do Agrupamento de Escolas da Parede; entrega de prémios do concurso da mascote “Mariano” da CPCJC e inauguração da iluminação, azul, no Centro Cultural de Cascais à semelhança de outros edifícios municipais que estão iluminados desde o início do mês.

“Todos nós temos a obrigação e o dever de, em conjunto, desenvolver um trabalho positivo para evitar que casos destes ocorram” diz Frederico Pinho de Almeida, vereador da CMC, que referiu o reforço da equipa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais (CPCJC).

Para, Célia Rebelo, presidente da CPCJC “é importante que todo o trabalho feito e iniciativas desenvolvidas ao longo do ano chamem a atenção para esta problemática e que as instituições de primeira linha, como escolas ou centros de saúde, esgotem todas as hipóteses de intervenção antes de remeterem os casos às comissões.”

A Câmara Municipal de Cascais e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais (CPCJC) associam-se assim à campanha de sensibilização cujo ponto alto será a realização de um Laço Azul Humano, no Mercado da Vila, dia 14 de abril, pelas 14h00. A comunidade é convidada a participar e a vestir-se de azul-escuro.

O programa do evento contará com a atuação da Orquestra Juvenil do Agrupamento da Escola Frei Gonçalo de Azevedo e do Conservatório de Cascais. O Grupo de Teatro Engraç’Arte fará a leitura da Declaração dos Direitos da Criança e apresenta uma dramatização intitulada “Só o coração pode bater”. A apresentação do evento estará a cargo da atriz Joana Brandão. Para assinalar a iniciativa, durante o mês de abril os edifícios dos Paços do Concelho, do Centro Cultural de Cascais e do Museu Condes de Castro Guimarães estão iluminados de azul.

Dia 14 de abril | Programa no Mercado da Vila

13h00 – Desfile do grupo”  Bloco Afro Nação” do Agrupamento de  Escolas  Frei Gonçalo de Azevedo
Estação – Rua Direita - Mercado da Vila
13h30 – Abertura da sessão pelo Presidente da CMC, Carlos Carreiras