Cascais atribuiu nome de Maria de Jesus Barroso ao auditório da Casa das Histórias Paula Rego

Com sala cheia, reunindo várias individualidades nacionais, a Casa das Histórias Paula Rego reabriu ao público a 17 de dezembro. Data em que foi atribuído o nome de Maria de Jesus Barroso ao auditório da Casa das Histórias.

Veja o vídeo da inauguração do Auditório Maria de Jesus Barroso.

“Pelo exemplo e pela inspiração”, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, afirmou ser “justo dar o nome do auditório a uma mulher de cultura, de grande humanismo, que foi sempre uma lutadora com uma grande serenidade”. Um gesto que “muito honra” a autarquia, ao “juntar dois grandes cultos da cultura portuguesa” na Casa das Histórias, completa.

Gratos e sentidos por este reconhecimento público, estiveram presentes na cerimónia Isabel e João Soares, filhos da antiga primeira-dama que faleceu em julho passado.

“Muito comovida” e com um olhar de filha “embaciado pela emoção e ternura”, Isabel Soares falou em nome da família para uma plateia cheia.

Além dos familiares de Maria de Jesus Barroso, quiseram participar nesta homenagem, em Cascais, personalidades do mundo do teatro, como Carmen Dolores, Lurdes Norberto e Carlos Avilez, Fernando Nogueira, ex-ministro da Defesa e o Comendador Rui Nabeiro.

“É das coisas mais bonitas e significativas que se podiam fazer”, disse João Soares, agora ministro da Cultura, em tom de agradecimento.