Cascais celebra 650 anos de História | Início das Comemorações

No dia 21 de março Cascais deu início a um ano de celebração pelos seus 650 anos de História. O Palácio da Cidadela foi palco da apresentação pública da Comissão de Honra, presidida por Francisco Pinto Balsemão, e do Programa das Comemorações dos 650 anos da Elevação de Cascais a Vila.

“Todas as iniciativas têm um objetivo: que as comemorações sejam um ponto de encontro da identidade, da cultura, da solidariedade e das pessoas”, afirmou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, acrescentando que “em tempos tão exigentes como os que vivemos, estas celebrações oferecem-nos a oportunidade de formar um movimento positivo que está ao serviço de Cascais”.

Na ocasião marcaram presença figuras de todos os quadrantes políticos e sociais, como António Pires de Lima, László Cebrian, José Avillez, Cristina de Melo Champalimaud, Maria do Céu Guerra e Isabel Santini.

O Programa das Comemorações dos 650 anos é constituído por inúmeros eventos, transversais, destinados a todos os tipos de público em nome da preservação da memória coletiva. Roteiros do património, exposições, dança, música, teatro, atividades desportivas e ligadas ao mar… que só irão terminar a 7 de junho de 2015.

Destaque para o arranque do Campeonato do Mundo de Rally, Semana da Marinha, Teatro de Rua, Lumina,  Color Run, Circuito Moraliza (intervenção artística urbana), lançamento do Prémio Ferreira de Andrade, Roteiros do Património (p. ex: “Estoril e a II Guerra Mundial”: visita aos locais mais emblemáticos onde se cruzavam  políticos, espiões, banqueiros, escritores como Ian Flemming).

Até 7 de junho de 2015 a Câmara Municipal de Cascais comemorará o 650º aniversário da vila que coincide com os 500 anos do seu foral.

Clique aqui e faça parte da nossa História.