Cascais convida a viver património natural com apoio de novas tecnologias | Nova aplicação “Green Cascais” - um Guia da Natureza para telemóveis

A Quinta do Pisão foi o local escolhido pela Câmara Municipal de Cascais para apresentar o seu Programa de Atividades de Natureza, uma nova oferta para melhor dar a conhecer o património natural do concelho. Ao mesmo tempo a autarquia apresentou sua mais recente ferramenta tecnológica: a “Green Cascais”, um Guia da Natureza para telemóveis.

Concluída a reabilitação de espaços existentes, na maioria situados no Parque Natural Sintra-Cascais, munícipes e não só contam agora com um programa de atividades criado a pensar em todos os tipos de público. Passeios de burro (para crianças), de bicicleta ou segway na Quinta do Pisão, escalada e rappel no Pedra Amarela Campo Base, observação de aves serra adentro, são algumas das propostas municipais para momentos ao ar livre. Junto ao litoral a proposta são passeios interpretativos na Duna da Cresmina ou na Zona de Interesse Biofísico das Avencas e, no interior do concelho, o programa inclui visitas ao Borboletário na Quinta de Rana.

Toda esta informação foi compilada numa brochura já disponível nos hotéis do concelho, postos de informação de turismo e serviços municipais de atendimento, mas pode ser acedida no telemóvel de cada um através da aplicação móvel Green Cascais. Criada pela autarquia, a Green Cascais é gratuita e está disponível em português e inglês, proporcionando aos visitantes acesso a informações detalhadas, e sempre atualizadas, sobre o Programa de Atividades de Natureza.

Disponível para tablets e smartphones, a aplicação Green Cascais pode ser descarregada na appstore, caso o seu equipamento seja um iphone, ou na play.store, caso tenha um android e apresenta dois menus: Conhecer e Viver. O menu Conhecer tem como objetivo apoiar o utilizador no planeamento da sua visita aos vários pontos de interesse. Entre as funcionalidades, conta com uma listagem atualizada de eventos promovidos pela Câmara Municipal de Cascais, informações sobre como chegar ao município, principais equipamentos e informação genérica.

O menu Viver tem como objetivo apoiar o utilizador durante a sua visita aos vários pontos de interesse e será utilizado já nos locais ou para chegar aos mesmos. Entre as funcionalidades, conta com uma listagem de atividades sugeridas por temas, mapa com possibilidade de filtragem, vários percursos pedestres e a possibilidade de, através do GPS, determinar a direção e distâncias aos pontos de interesse mais próximos.