Cascais cria nova Plataforma de Recursos da Apoio na Privação Material | 16 de outubro | Casa das Histórias Paula Rego

Dia 16 de outubro, às 14h30, a Casa das Histórias Paula Rego, é palco da assinatura da Carta Compromisso que dará origem à nova Plataforma de Recursos da Apoio na Privação Material no Concelho de Cascais. Assinalando em Cascais a “Semana pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social”, a assinatura do novo compromisso decorre no âmbito do XXX Plenário Extraordinário do Conselho Local de Ação Social (CLAS) e conta com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

XXX Plenário Extraordinário do Conselho Local de Ação Social

Contribuir para a compreensão dos fenómenos da pobreza e exclusão social enquanto violações de Direitos Humanos é um dos objetivos do XXX Plenário Extraordinário do Conselho Local de Ação Social cujo programa integra um painel assegurado por Isabel Guerra, professora na DINÂMIA’CET (ISCTE-IUL) e por Maria José Domingos da EAPN Portugal - Rede Europeia Anti Pobreza. Será também formalizada a constituição de uma rede nesta área.

Às 14h30 tem lugar a assinatura da Carta Compromisso que dará origem à nova Plataforma de Recursos da Apoio na Privação Material no Concelho de Cascais, um grupo de trabalho que engloba organizações da administração pública central e local, a Plataforma de Recursos da Apoio na Privação Material no Concelho de Cascais e conta também como parceiros organizações privadas com e sem fins lucrativos. Abrangendo no seu raio de ação 8831 pessoas do concelho, a Plataforma defende que unindo esforços e planeando a sua ação em conjunto, é possível encontrar forma de ultrapassar as dificuldades resultantes do atual contexto e, assim, fazer mais e melhor.

Tendo por base o trabalho desenvolvido há mais de uma década por vários atores locais e nas reflexões produzidas, a nova Plataforma pretende garantir uma melhor gestão dos recursos disponíveis para apoiar famílias em privação económica no concelho de Cascais, articulando e fazendo a ponte com outras políticas e atores intervenientes nas restantes dimensões da pobreza.

No âmbito do XXX Plenário Extraordinário do Conselho Local de Ação Social, será apresentado o guia online com toda a informação sobre a nova Plataforma o qual será, depois, disponibilizado em www.cascais.pt, bem como na página da Rede Social. O objetivo é facilitar o acesso à informação aos munícipes em situação de privação económica, sobre apoios, consoante as suas necessidades e a sua área de residência.